Honda promete “expressar opiniões” em dupla de pilotos da Aston Martin em 2026
Koji Watanabe, presidente da Honda, confirmou que montadora japonesa terá influência na dupla de pilotos da Aston Martin a partir de 2026: “A situação será a mesma da Red Bull”
A Honda encerra a parceria com a Red Bull ao fim de 2025 para unir forças à Aston Martin a partir do próximo ano. A equipe austríaca, por sua vez, vai fabricar os próprios motores junto à Ford. Koji Watanabe, presidente da montadora japonesa, revelou o envolvimento que terá na decisão da dupla de pilotos da Aston Martin para a temporada 2026, que hoje consiste no bicampeão Fernando Alonso e no canadense Lance Stroll.
Embora a equipe britânica ainda tenha a palavra final sobre a escalação dos pilotos, Watanabe confirmou que a Honda “expressará suas opiniões” sobre o assunto. Em entrevista ao The Japan Times durante o GP do Japão, o presidente da montadora contou: “O número de assentos será reduzido [os japoneses também vão deixar de fornecer motores para a Racing Bulls]. No entanto, quanto a nós, continuaremos a expressar nossas opiniões como Honda na decisão dos pilotos para 2026 e anos seguintes”, explicou.
“Obviamente, a Aston Martin tem a palavra final na decisão sobre quem se juntará à equipe… mas a situação será a mesma [da Red Bull], onde teremos nossa avaliação”, declarou.
Haviam rumores sobre a ida de Yuki Tsunoda à Aston Martin no futuro, mas o japonês conseguiu a tão sonhada promoção do time taurino para correr ao lado de Max Verstappen. E, por isso, os boatos se dissiparam. Ainda há a expectativa se o tetracampeão vai aceitar a possível proposta de £1 bilhão [cerca R$7,5 bilhões na cotação atual] do time comandado por Lawrence Stroll.

Watanabe também refletiu sobre a parceria de sucesso entre a Honda e a Red Bull, que foi comemorada com a vitória de Verstappen em Suzuka: “Olhando para trás, estamos muito orgulhosos dos resultados que alcançamos com essa união. Especialmente pelo fato de Yuki estar aqui em uma corrida em casa, correndo pela equipe principal… é um fim de semana muito importante e significativo”, finalizou.
A Aston Martin possui a 7ª colocação no Mundial de Construtores, com 10 pontos, todos conquistados por Stroll.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

