Hülkenberg desbanca Albon e faz Renault ser líder com volta mais rápida da semana em Barcelona
Uma simulação rápida de classificação permitiu que a Renault terminasse a primeira semana de testes coletivos da F1 em Barcelona com o melhor tempo total. Nico Hülkenberg sobrou em relação à volta de Alexander Albon, mais rápida antes dele, e colocou a equipe francesa em seu momento de glória até aqui na pré-temporada. Os testes seguem na próxima terça-feira
Uma rápida simulação de classificação mudou os rumos da tabela de tempos desta quinta-feira (21), quarto e último dia da semana inicial testes coletivos de pré-temporada em Barcelona. Nico Hülkenberg pegou o carro da Renault apenas na parte da tarde, após o companheiro Daniel Ricciardo aproveitar o bólido pela manhã, e anotou 1min17s393: melhor tempo da semana.
Pelos lados da Williams, George Russell andou pela tarde menos do que Robert Kubica havia feito mais cedo, mas foi mais rápido e ao menos colocou a equipe inglesa no mesmo segundo de alguma outra rival – no caso a Racing Point de Lance Stroll. Mas ainda 3s6 atrás do líder e com os primeiros testes básicos de aerodinâmica. A semana que vem tende a ser exaustiva para uma time ainda tentando se virar com os passos fundamentais.
Relacionadas
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio, Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.
Saiba como foi a tarde do quarto dia de testes em Barcelona
Com uma boa sequência de voltas rápidas, Bottas foi o primeiro piloto da tarde a andar na casa de 1min18s356, usando os pneus C2. Foi o melhor tempo de um piloto com tal composto em toda a semana. A título de comperação, Albon foi 0s719 mais rápido, só que usando os pneus C5.
Aos poucos, na sequência dos trabalhos, a pista foi enchendo no desenrolar do período final de testes nesta semana. A prioridade, no caso da maioria das equipes, era realizar os long-runs, com todo o foco voltado para as simulações de corrida. Casos de Lando Norris, da McLaren, e de Charles Leclerc, da Ferrari.
Aí foi a vez de Bottas novamente ser o protagonista da tarde depois que a Mercedes optou por calçar o W10 com pneus C4 e iniciar uma simulação de classificação. O finlandês completou sua melhor passagem em 1min17s955, superou Lewis Hamilton e subiu para terceiro na tabela de tempos, só atrás de Alexander Albon e Daniel Ricciardo. Outro que melhorava era Magnussen, que subiu para oitavo com 1min18s720. Já o substituto de Ricciardo à tarde, Nico Hülkenberg, também fazia sua sequência de voltas, mas sem focar nos tempos.
Menos de 1h40min para o fim da sessão quando a Renault deu as caras com um cartão de visitas interessante. Hülkenberg saiu para a pista com os pneus mais macios, fez uma volta de instalação e, no giro rápido, anotou 1min17s393 antes de voltar aos boxes. Claramente uma simulação de classificação, mas ao menos com bastante sucesso já que colocou o alemão na liderança.
Alguns minutos depois, o próprio Hülkenberg parou na pista com algum problema e forçou a chamada da bandeira vermelha para interromper a sessão momentaneamente. Cerca de nove minutos depois, tudo nos conformes e teste que seguia.
Assim como Sergio Pérez no dia anterior, Stroll andava bem pouco com uma Racing Point que ainda conta com poucos elementos para o carro e não pode se dar ao luxo de estragá-las. A expectativa é que isso melhore na semana que vem, mas por enquanto tudo no time de novo nome é feito com extrema moderação. Mesmo quase 1s à frente de Russell, Stroll estava bem distante do ritmo dos rivais que faziam uso do pneu C3.
Assim como ontem, a Ferrari deixou a pista minutos antes do fim do treino ao completar o programa que havia preparado – mais uma vez sem problemas e sem olhar para a liderança da tabela. Enquanto isso, a surpreendente Toro Rosso também deixava a pista e começava a simular pit-stops com Albon.
Por fim, após mais de uma centena e meia de voltas, Giovinazzi teve dois problemas. Com 11 minutos para o fim, ficou parado no pit-lane quando tentava sair com o carro e causou bandeira vermelha. Após uma breve parada geral e um rápido ajuste para ele, voltou à pista. E ficou novamente travado, agora segundos antes do fim, decretando outra bandeira vermelha e o encerramento da semana de testes no Circuito da Catalunha.
F1 2019, Barcelona, pré-temporada, dia 4, final:
1 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:17.393 | 24 | |
2 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:17.637 | +0.244 | 136 |
3 | D RICCIARDO | Renault | 1:17.785 | +0.392 | 34 |
4 | V BOTTAS | Mercedes | 1:17.857 | +0.464 | 57 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:17.977 | +0.584 | 58 |
6 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.046 | +0.653 | 138 |
7 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:18.431 | +1.038 | 132 |
8 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.511 | +1.118 | 154 |
9 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:18.563 | +1.170 | 64 |
10 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.720 | +1.327 | 66 |
11 | P GASLY | Red Bull Honda | 1:18.780 | +1.387 | 146 |
12 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:19.664 | +2.633 | 72 |
13 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:20.997 | +3.604 | 17 |
14 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:21.542 | +4.149 | 48 |
F1 2019, Barcelona, pré-temporada, semana 1, tempos combinados e total de voltas:
1 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:17.393 | 248 | |
2 | A ALBON | Toro Rosso Honda | 1:17.637 | +0.244 | 268 |
3 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:17.704 | +0.311 | 214 |
4 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:17.762 | +0.369 | 252 |
5 | D RICCIARDO | Renault | 1:17.785 | +0.392 | 186 |
6 | V BOTTAS | Mercedes | 1:17.857 | +0.464 | 303 |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:17.977 | +0.584 | 307 |
8 | C LECLERC | Ferrari | 1:18.046 | +0.653 | 295 |
9 | S VETTEL | Ferrari | 1:18.161 | +0.768 | 303 |
10 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:18.431 | +1.038 | 236 |
11 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:18.511 | +1.118 | 255 |
12 | C SAINZ | McLaren Renault | 1:18.558 | +1.165 | 209 |
13 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:18.563 | +1.170 | 198 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:18.720 | +1.327 | 125 |
15 | P GASLY | Red Bull Honda | 1:18.780 | +1.387 | 238 |
16 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:18.787 | +1.394 | 237 |
17 | P FITTIPALDI | Haas Ferrari | 1:19.249 | +1.856 | 61 |
18 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:19.664 | +2.271 | 151 |
19 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:19.944 | +2.551 | 97 |
20 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:20.997 | +3.604 | 40 |
21 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:21.542 | +3.905 | 48 |