IA para decisões e sistema de resfriamento: as mudanças da FIA para F1 2025
Nesta última quarta-feira (11), o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA se reuniu pela última vez em 2024 e propôs pequenas mudanças no mundo da F1
O Conselho Mundial de Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo [FIA] se reuniu nesta quarta-feira (11) e tomou decisões e propôs algumas mudanças em relação ao mundo da Fórmula 1. Na última reunião de 2024, o Conselho levantou a possibilidade de utilizar mais inteligência artificial (IA) para fornecer informações às autoridades.
Sem entrar em maiores detalhes sobre como é essa inteligência artificial e como seria utilizada, a FIA falou em adotar novos sistemas para fornecer melhores informações e tomar decisões.
“O departamento técnico e de segurança da FIA está trabalhando na introdução de novos sistemas usando inteligência artificial (IA) para melhorar o fornecimento de informações para os tomadores de decisão”, escreveu a FIA no relatório do encontro.
Somado a isso, o Conselho também listou os objetivos que busca com a adoção desses novos sistemas de inteligência artificial.

“Melhorar os padrões de segurança e implementar medidas preventivas para reduzir incidentes. Melhorar a eficiência automatizando tarefas, liberando a equipe para realizar tarefas mais valiosas e complexas. Promover a equidade e consistência na tomada de decisões, fazendo recomendações com base em gravações anteriores ou automatizando a detecção de violações, como detectar automaticamente violações dos limites da pista”, detalhou a FIA.
Para os pilotos, também houve uma pequena mudança proposta. Após os problemas com o calor intenso no GP do Catar de 2023, a FIA começou a estudar um mecanismo para melhorar o conforto e a saúde dos pilotos em corridas com altas temperaturas. Agora, propôs oficialmente a novidade, que foi desenvolvida junto às equipes, e pode torná-la obrigatória.
Somado a isso, a FIA também fez ajustes pequenos no regulamento financeiro da categoria. Iniciativas de sustentabilidade, por exemplo, não serão incluídas no teto de gastos com o intuito de promover inovações do tipo na Fórmula 1.
O regulamento técnico de 2026 também não passou ileso, já que novas imagens divulgadas pela F1 mostram atualizações no desenho do carro. Na “versão refinada”, como chamou a FIA, é possível ver novos desenhos de asa traseira e dianteira.

O Conselho Mundial de Automobilismo também propôs utilizar mais a linguagem neutra em comunicados oficiais para promover mais inclusão.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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