Iminência de guerra com vizinhos do norte ameaça realização do GP da Coreia do Sul

Com a ameaça da Coreia do Norte de bombardear a vizinha do sul, o regime comunista orientou estrangeiros a deixarem a região. Governo de Kim Jong-un ameaça guerra nuclear como respostas às sanções da ONU por um teste nuclear realizado em fevereiro e por conta de manobras militares executadas por Estados Unidos e Coreia do Sul

Acompanhe a cobertura do GP da China no GRANDE PRÊMIO
 
Como se já não bastasse a crise no Bahrein, a F1 agora terá de ficar alerta por conta de um outro conflito, potencialmente muito mais perigoso. A categoria máxima do automobilismo mundial tem uma etapa agendada para o dia 6 de outubro no circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, país que convive com as ameaças da vizinha do norte. 
 
A tensão na Península Coreana se faz presente há algumas semanas, com a Coreia do Norte ameaçando iniciar uma guerra nuclear como resposta às sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), impostas como reação a um teste atômico realizado em meados de fevereiro por Pyongyang e às manobras militares que Estados Unidos e Coreia do Sul executam na região.
 
Confira a programação de TV da F1 para GP da China
GP da Coreia está marcado para outubro (Foto: Getty Images/ Mark Thompson)
A Coreia do Norte transferiu via trem mísseis Musudan para a costa leste do país. Com seu alcance variando entre três e quatro mil quilômetros, esses mísseis poderiam atingir o Japão ou a ilha de Guam, onde os Estados Unidos têm um contingente de 6 mil soldados. 
 
Em um editorial publicado no ‘Rodong Sinmun’, do único partido norte-coreano, o regime de King Jong-un, que é neto de Kim II-sung, fundador do país, ameaça destruir o Japão se o país agir politicamente contra a Coreia do Norte, colocando em risco cidades como Tóquio, Osaka e Kioto. 
 
Como resposta, o Japão posicionou mísseis Patriot no centro de sua capital para se defender de possíveis ataques. Baterias antimísseis também foram colocadas na ilha de Okinawa, no sul.
 
Na última terça-feira (9), a Coreia do Norte recomendou que estrangeiros que vivem na Coreia do Sul deixem o país, alegando que a região está próxima de uma guerra termonuclear. Um boletim divulgado pelo regime comunista alega que a “Coreia do Norte não quer ver estrangeiros mortos vítimas da guerra”.
 
Nesta quarta-feira, as forças armadas de Estados Unidos e Coreia do Sul elevaram o nível de alerta de ‘Watchcon 3’ para ‘Watchcon 2’, que é ativado quando a ameaça é considerada grande.
As fotos da bela Tamara Ecclestone na supergaleria do GP
Siga o Grande Prêmio no Twitter
Curta a página do Grande Prêmio no Facebook

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.