Impedida de fazer mudanças, Pirelli prevê mais corridas com quatro pit-stops por piloto em 2013

Paul Hembery explicou que não terá condições de mudar a construção dos pneus por conta de uma falta de acordo por parte das equipes. Assim, o dirigente espera que algumas corridas da temporada sejam marcadas pelo alto número de paradas para troca de pneus

Sem acordo unânime por parte das equipes, a Pirelli teve de recuar e abortou a ideia de efetuar mudanças na construção dos pneus de modo a garantir um número menor de pit-stops na sequência da temporada 2013 da F1. Assim, Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, entende que algumas corridas da temporada voltarão a ser marcadas pelo alto número de paradas para troca de pneus.

Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, Hembery se eximiu de responsabilidade e jogou a situação para as equipes que não concordaram com a mudança. “Provavelmente teremos algumas corridas com quatro pit-stops, o que já dissemos que não é o que queremos”, disse o engenheiro britânico.
Insatisfeito com falta de acordo por parte das equipes, Hembery prevê corridas com vários pit-stops (Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic)

“Gostaríamos de ter de mudar o composto duro para evitar isso, mas para que isso vá em frente seria necessário o acordo de todas as equipes, e nós sabemos que isso não vai acontecer”, lamentou Hembery. “Nós podemos fazer isso se for pedido. Falando sobre as médias ao longo da temporada, estamos almejando uma média de duas paradas”, complementou o dirigente.

Hembery entende que a dinâmica desta temporada será um pouco diferente do que tem sido desde quando a Pirelli voltou à F1, em 2011. “As equipes vêm melhorando a gestão dos pneus, como temos visto nas últimas temporadas, onde ela tende a ser animada no início e, em seguida, no momento em que começa a Hungria, as coisas se estabilizam muito”, lembrou.

“Mas acho que teremos corridas difíceis, ainda mais com Silverstone pela frente. É quente, então pode ser uma corrida difícil do nosso ponto de vista”, acrescentou o diretor-esportivo da Pirelli, fazendo menção à próxima corrida da temporada, que será disputada no dia 30 de junho.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube