Impedida de fazer mudanças, Pirelli prevê mais corridas com quatro pit-stops por piloto em 2013

Paul Hembery explicou que não terá condições de mudar a construção dos pneus por conta de uma falta de acordo por parte das equipes. Assim, o dirigente espera que algumas corridas da temporada sejam marcadas pelo alto número de paradas para troca de pneus

Sem acordo unânime por parte das equipes, a Pirelli teve de recuar e abortou a ideia de efetuar mudanças na construção dos pneus de modo a garantir um número menor de pit-stops na sequência da temporada 2013 da F1. Assim, Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, entende que algumas corridas da temporada voltarão a ser marcadas pelo alto número de paradas para troca de pneus.

Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, Hembery se eximiu de responsabilidade e jogou a situação para as equipes que não concordaram com a mudança. “Provavelmente teremos algumas corridas com quatro pit-stops, o que já dissemos que não é o que queremos”, disse o engenheiro britânico.
Insatisfeito com falta de acordo por parte das equipes, Hembery prevê corridas com vários pit-stops (Foto: Andrew Ferraro/LAT Photographic)

“Gostaríamos de ter de mudar o composto duro para evitar isso, mas para que isso vá em frente seria necessário o acordo de todas as equipes, e nós sabemos que isso não vai acontecer”, lamentou Hembery. “Nós podemos fazer isso se for pedido. Falando sobre as médias ao longo da temporada, estamos almejando uma média de duas paradas”, complementou o dirigente.

Hembery entende que a dinâmica desta temporada será um pouco diferente do que tem sido desde quando a Pirelli voltou à F1, em 2011. “As equipes vêm melhorando a gestão dos pneus, como temos visto nas últimas temporadas, onde ela tende a ser animada no início e, em seguida, no momento em que começa a Hungria, as coisas se estabilizam muito”, lembrou.

“Mas acho que teremos corridas difíceis, ainda mais com Silverstone pela frente. É quente, então pode ser uma corrida difícil do nosso ponto de vista”, acrescentou o diretor-esportivo da Pirelli, fazendo menção à próxima corrida da temporada, que será disputada no dia 30 de junho.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.