A impressionante trajetória de Lewis Hamilton no GP de São Paulo de 2021

Lewis Hamilton não ficou com o título mundial em 2021, mas a sua atuação no final de semana do GP do Brasil ficou marcada na história, superando adversidades e homenageando um ídolo

O piloto inglês Lewis Hamilton é um dos maiores nomes da história no automobilismo, empatado com Michael Schumacher como os maiores vencedores da Fórmula 1, cada um com sete títulos. Porém, o inglês vai além, e também tem lutas fora das pistas, sendo um militante ativo em diversas causas, como contra o racismo, além de sempre mostrar muita sensibilidade em diversos momentos de sua carreira.

Em 2021, o piloto não levou o título mundial, que ficou com Max Verstappen na última volta da temporada, mas ficou marcado por diversas situações, como na vitória no GP do Brasil, como era previsto pela Odds Scanner. Em Interlagos, Hamilton deu show, e certamente entrou para a história da pista com tudo o que fez no final de semana.

Superando diversas situações, ele conseguiu em um único final de semana ser o mais rápido no treino, ser penalizado e largar em último na sprint race, receber uma nova punição, se recuperar, vencer e ainda homenagear um ídolo, emocionando o público.

O final de semana em Interlagos

Lewis Hamilton chegou ao GP de São Paulo da F1 2021 brigando ponto a ponto com Max Verstappen pela liderança do Campeonato Mundial, mas com 20 pontos de distância do holandês. Dessa forma, o inglês precisava vencer de qualquer forma, e para isso, superou muitas adversidades ao longo de todo o final de semana, contando com uma de suas mais épicas atuações da carreira.

Tudo começou no treino classificatório de sexta-feira, onde o britânico ficou em primeiro lugar, o que daria direito a largar na pole da sprint race no sábado, uma novidade da Fórmula 1 em algumas corridas da temporada em 2021 para definir o grid de largada, com uma corrida curta.

Porém, com uma falha na asa traseira durante a inspeção técnica, foi punido e acabou alinhando na última posição. Mesmo assim, Hamilton terminou em quinto lugar na sprint race, com um desempenho fantástico, mas recebeu uma nova penalidade por ter que trocar o motor, sendo obrigado a largar na 10ª posição na corrida.

Na hora do vamos ver, durante a corrida, o heptacampeão superou todas as punições impostas, ultrapassando os adversários e colando em Max Verstappen, que liderava. Na volta de número 48, eles ficaram lado a lado, chegando a sair da pista, com o holandês não conseguindo frear, mas o inglês conseguiu a ultrapassagem e a direção de prova decidiu por não punir nenhum piloto pela manobra.

Dessa forma, Hamilton manteve a ponta e conseguiu pela terceira vez em sua carreira vencer no Brasil, inclusive batendo um recorde como o piloto que largou mais longe no grid e venceu, superando Giancarlo Fisichella, que em 2003 largou em oitavo e venceu no país. Com o triunfo, Lewis Hamilton voltou de vez para a briga pela competição, reduzindo a diferença que era de 20 para 14 pontos após o GP de São Paulo em 2021.

Homenagem a Ayrton Senna

Senna é inspiração de Hamilton (Foto: AFP)

O piloto inglês Lewis Hamilton é um fã declarado do brasileiro Ayrton Senna, lendário piloto de Fórmula 1, que faleceu em uma corrida em 1994, no GP de San Marino. Durante o GP do Brasil, em 2021, o britânico não poderia deixar de homenagear o seu ídolo.

O primeiro ato foi com o seu capacete, que levava as cores do Brasil. Porém, após superar todas as adversidades e vencer em Interlagos, Hamilton fez um gesto que emocionou a todos que estavam presentes ou assistindo pela televisão. O inglês levantou uma bandeira brasileira e continuou rodando com o seu carro pela pista, repetindo o gesto que Ayrton Senna fazia quando vencia as suas corridas.

ACHAMOS OS DONOS DA BANDEIRA DE HAMILTON NO GP DE SP DE F1 | TT GP #39

Todos perceberam a homenagem de Hamilton, que ainda fez questão de seguir com a bandeira brasileira no pódio, onde recebeu o troféu do governador de São Paulo, João Doria. Completamente emocionado, o inglês certamente ganhou o carinho do público brasileiro, e conseguiu em um final de semana histórico homenagear o seu ídolo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.