Istambul abre domingo com chuva, mas previsão é de GP da Turquia com pista seca

O domingo no palco do GP da Turquia de Fórmula 1 começou com chuva, mas a meteorologia indica corrida com pista seca logo mais. A previsão também é de ventos perto dos 30 km/h

F1 NA TURQUIA: HAMILTON SOBRA E POLE FICA COM BOTTAS. VERSTAPPEN LARGA NA SEGUNDA POSIÇÃO | Briefing

As primeiras horas deste domingo (10) em Tuzla, cidade próxima a Istambul e onde se localiza o Istambul Park, foram de chuva. No entanto, a meteorologia prevê pouca chance de pista molhada para o GP da Turquia, 16ª etapa da temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1, a partir de 9h (de Brasília, GMT-3), com transmissão ao vivo pela Band e pelo serviço de streaming F1 TV Pro.

Uma das cenas que chamou a atenção neste pré-corrida no Istambul Park foi a chegada de Sebastian Vettel ao autódromo. Enquanto nomes como Yuki Tsunoda, Lando Norris, Lance Stroll, Charles Leclerc e Carlos Sainz vieram ao circuito em carrões, o tetracampeão do mundo foi até a pista pedalando diante da chuva, em imagem que já viraliza nas redes sociais.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ISTAMBUL PARK;
Entrada de Istambul Park neste domingo (Foto: Scuderia Ferrari)

Apesar de a pista estar molhada desde as primeiras horas da manhã, o site especializado Weather Channel traz chance de chuva bastante reduzida para o horário da corrida, 15h locais.

Segundo a publicação, há apenas 12% de chance de chuva no momento da largada. O percentual evolui para 14% na hora seguinte da prova. A temperatura ambiente será de 18ºC, com variação para 19ºC, e céu encoberto.

Por outro lado, chama a atenção, novamente, a velocidade dos ventos neste fim de semana em Istambul Park. A previsão durante a corrida é de rajadas entre 28 e 29 km/h, soprando sempre na direção Nordeste.

Logo mais, Valtteri Bottas vai largar na pole-position, herdada depois que o dono do melhor tempo da classificação e recordista de Istambul Park, Lewis Hamilton, ser punido com a perda de dez posições por conta da troca do motor de combustão interna da unidade de potência do seu carro. Desta forma, o líder do Mundial de Pilotos vai partir em 11º, enquanto Max Verstappen, seu grande adversário na luta pelo título, parte lado a lado com Bottas, em segundo.

A largada do GP da Turquia é logo mais, às 9h (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. Uma hora antes, a GP TV, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, abre a transmissão do Briefing pré-corrida, com todas as últimas informações antes do início da prova em Istambul Park.

Carros de Red Bull e AlphaTauri vão contar com layout especial na Turquia (Vìdeo: Red Bull)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.