Doohan assume carro da Alpine e substitui Ocon no TL1 do GP do Canadá da Fórmula 1

Jack Doohan vai ter a primeira oportunidade em 2024 na Fórmula 1. No GP do Canadá, o piloto australiano substitui Esteban Ocon e assume carro da Alpine no primeiro treino livre

Com Esteban Ocon confirmado fora da Alpine em 2025, a esquadra francesa já começa a dar os primeiros passos para avaliar a sucessão do francês ao lado de Pierre Gasly. Cogitado até para substituir o piloto #31 no GP do Canadá, ideia que foi rechaçada pelo receio de uma batalha judicial, Jack Doohan vai fazer sua estreia em treinos livres na temporada 2024 em Montreal, comandando o carro de Esteban no treino livre 1.

Será a quinta participação de Doohan em treinos livres da Fórmula 1. As primeiras oportunidades do australiano vieram ainda em 2022, no México e em Abu Dhabi. Em 2023, o piloto voltou ao cockpit do carro francês nas mesmas etapas.

“Estou realmente animado para ir à pista de Montreal para o TL1”, celebrou Doohan. “Será minha primeira vez pilotando no Circuito Gilles Villeneuve, e estou ansioso para isso. Sou grato à equipe pela oportunidade de ganhar mais tempo de pista e para me familiarizar com o equipamento de 2024 cedo na temporada”, destacou.

“Isso também vai me ajudar com o trabalho que estou fazendo no simulador, particularmente nas etapas europeias. Meu foco está em fazer o melhor para a equipe e maximizar a sessão para os dois pilotos, analisando alguns itens de teste e entendendo a nova superfície da pista”, completou Doohan.

A última participação de Doohan na F1 foi em Abu Dhabi, no fim do ano passado (Foto: AFP)

Ocon compete pela Alpine na Fórmula 1 desde a temporada de 2020, quando a equipe ainda usava o nome Renault. O francês permaneceu após a mudança de identidade visual e já acumula quatro campeonatos completos desde então. Esteban conquistou a única vitória da esquadra de Enstone em todos esses anos, no GP da Hungria de 2021.

No entanto, a confusão protagonizada no GP de Mônaco, quando acertou Gasly, foi demais para a equipe. Ocon foi para cima de Pierre logo na primeira volta, na Portier, e atacou por dentro. Depois de espalhar, espremeu o companheiro no muro e se chocou com ele, catapultando o próprio carro na entrada do túnel. No fim das contas, precisou abandonar devido aos danos, enquanto o companheiro foi salvo pela bandeira vermelha. Na última segunda-feira (2), a Alpine confirmou o encerramento da parceria ao fim de 2024.

Piloto da Academia Alpine, Doohan é reserva do time francês desde o ano passado. O australiano disputou duas temporadas completas na Fórmula 2 e alcançou o terceiro lugar em 2023, com três vitórias e cinco pódios. Em 2024, porém, Jack trabalha apenas junto à Alpine e não disputa outras competições.

GP do Canadá de Fórmula 1nona etapa da temporada 2024, acontece entre os dias 7 e 9 de junho.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.