Doohan supera Russell e lidera segundo dia de testes da Pirelli em Jerez
Em segundo dia de testes dos pneus de 2026 da Pirelli, Jack Doohan colocou a Alpine no topo em Jerez. Fabricante realiza nova sessão privada nos dias 2 e 3 de março, no Bahrein
Jack Doohan e George Russell concluíram o segundo dia de testes da Pirelli em Jerez de la Frontera, na Espanha, realizado nesta quinta-feira (13). O australiano da Alpine foi o mais rápido, com tempo de 1min17s255. Já o inglês da Mercedes ficou com 1min17s976. A fabricante afirma que a performance dos pilotos não pode ser comparada.
Foi a terceira sessão de testes de desenvolvimento da Pirelli para os pneus de 2026 da Fórmula 1. A primeira sessão aconteceu em Le Castellet, na França, em janeiro com Oscar Piastri e Lando Norris, da McLaren. A segunda ocorreu em Barcelona, na Espanha, na semana passada, em que Norris e Piastri ganharam a companhia de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, da Ferrari.
No total, foram 113 voltas nesta quinta-feira para Doohan e outras 135 para Russell. Os pneus de 2026 vão manter o diâmetro de 18”, embora seja mais estreito em 25 mm na dianteira e 30 mm na traseira. Na última quarta-feira, os testes foram conduzidos com Pierre Gasly pela Alpine e com o mexicano Pato O’Ward, da McLaren.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Mais um bom teste nos primeiros dias de 2025, graças à colaboração vital das três equipes envolvidas. Além dos dados coletados em Paul Ricard e Barcelona, agora temos muitas informações muito importantes do circuito de Jerez. Embora não apareça no calendário do campeonato há muitos anos, ainda é um banco de testes interessante, em parte devido ao bom tempo que desfruta nesta época do ano”, comentou Mario Isola, diretor do setor de automobilismo da Pirelli.
Apesar de ser uma praça tradicional da MotoGP, o circuito de Jerez não aparece no calendário da Fórmula 1 desde que sediou o GP da Europa de 1997, marcado pela histórica decisão de título entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher. De lá para cá, a pista serviu para atividades privadas e também para pré-temporada.
“Agora ainda temos mais uma sessão de testes antes do início da temporada de 2025, para encerrar esta fase inicial e crucial de trabalho na pista. As informações coletadas até agora nos permitirão direcionar nosso desenvolvimento de uma forma cada vez mais precisa para os próximos testes”, concluiu.
A fabricante ainda realiza uma nova sessão de testes antes do início da temporada. Está programada para os dias 2 e 3 de março no circuito de Sakhir, no Bahrein. A Alpine participará mais uma vez, agora acompanhada pela Williams.

