Villeneuve se defende em polêmica por críticas feitas a Ricciardo: “Preciso ser realista”

Jacques Villeneuve voltou a opinar sobre a situação envolvendo Daniel Ricciardo durante o GP do Canadá, quando criticou e foi rebatido pelo piloto australiano. Para o campeão mundial de 1997, o debate envolvendo a presença de Ricciardo no grid da F1 precisava acontecer

Jacques Villeneuve voltou a falar sobre a polêmica envolvendo uma declaração dele sobre Daniel Ricciardo durante o GP do Canadá da temporada 2024 da Fórmula 1, quando o canadense questionou a então permanência do australiano no grid da categoria.

Durante uma entrevista para a emissora britânica Sky Sports, Villeneuve foi muito contundente nas críticas ao natural de Perth e ainda indagou: “Por que ele ainda está na F1?”. Ricciardo, por sua vez, mandou o canadense “comer merda” após conquistar o quinto lugar no grid em Montreal.

Ao relembrar o assunto, o campeão mundial de 1997 se defendeu e disse que não queria provar que estava certo, mas levantar um debate sobre o que, segundo ele, todos estavam pensando a respeito.

“Nunca passou pela minha cabeça que eu queria que provassem que eu estava certo. Houve muitas reações, muitas negativas e algumas positivas. Muitas pessoas discutiram o assunto abertamente. Não se trata de destruir alguém, mas é preciso ser realista. Acho que as pessoas perceberam: ‘Ok, Jacques tem um ponto de vista justo, vamos discuti-lo com profundidade’, e isso aconteceu. É por isso que estou feliz”, disse ao Mirror Sport via SportsCasting.

Daniel Ricciardo deixou o grid da F1 corridas depois da polêmica (Foto: Red Bull Content Pool)

“Minha opinião não seria diferente se Ricciardo fosse para a Red Bull. Não estou dizendo que estou feliz porque ele saiu da F1. Estou feliz por ter trazido a realidade à tona”, completou Villeneuve. “Você quer ter certeza de que está contribuindo para que o debate aconteça. É por isso que estou feliz”, emendou.

Apesar do atrito, o ex-piloto elogiou a carreira do australiano na F1 e afirmou que a situação “não causou nenhum dano” à imagem do piloto. Após o GP de Singapura, Ricciardo foi substituído na RB por Liam Lawson. Agora, o neozelandês foi promovido para a Red Bull e Isack Hadjar assumiu o assento do time de Faenza.

“Daniel ainda tem uma ótima imagem e uma ótima carreira, isso não lhe causou nenhum dano. Foi apenas uma discussão sobre o esporte. Eu disse o que todos estavam pensando. Não se trata de eu me sentir vingado por ele estar fora da F1 ou não”, concluiu Villeneuve.

Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Chefe da Red Bull espera “maior reset em 60 anos de F1” com mudanças de 2026

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.