Villeneuve diz que “Monza foi vergonhoso” e critica Mercedes por promoção de Antonelli

Ao GRANDE PRÊMIO, Jacques Villeneuve falou sobre a precipitada subida de Andrea Kimi Antonelli para a Fórmula 1 e sobre o acidente do italiano em um treino livre

Campeão da Fórmula 1 em 1997, o canadense Jacques Villeneuve teceu críticas sobre a escolha da Mercedes em promover o novato Andrea Kimi Antonelli ao posto de titular do time em 2025, no lugar do heptacampeão Lewis Hamilton, que anunciou a saída para a Ferrari em fevereiro. O anúncio de Antonelli aconteceu no fim de semana do GP da Itália, com o piloto se acidentando em um treino livre.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Jacques afirmou que o anúncio foi desnecessário nos moldes que foi e acabou prejudicando o fim de semana do inglês George Russell, que cedeu o carro para Antonelli guiar no treino livre 1. O campeão também apontou que a temporada de Andrea, em sexto na F2, não impressiona.

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Monza foi vergonhoso e isso não é bom sinal. Não tinha necessidade de anunciar. Um piloto precisa sentir onde é o limite e levar o próprio tempo para se acostumar e não prejudicar o fim de semana do time. O de Russell foi arruinado por isso. Vamos ver como Antonelli cresce e como a F1 o afeta. O ano dele na F2 não tem sido impressionante”, declarou Villeneuve, em colaboração com a Casasdeapuestas.bet.

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Andrea Kimi Antonelli (Foto: Mercedes)

Antonelli tem 18 anos de idade e acumula os títulos de F4 Italiana, F4 Alemã e Fórmula Regional Europeia. Protegido da Mercedes, viu a equipe de Brackley promovê-lo direto para a Fórmula 2, sem passagem pela Fórmula 3, com objetivo de prepará-lo ao grid em 2025.

“Pode ser cedo demais para colocá-lo. Pode ser a pressão ou são as altas velocidades que ele não está reagindo bem? Só a Mercedes sabe. Eles têm os dados. Ele pode pilotar, mas vai performar sob pressão? Ele está substituindo o Hamilton, no fim de tudo. Não é um feito fácil em um time como a Mercedes”, afirmou.

Jacques também comparou Antonelli com a chegada do atual tricampeão mundial Max Verstappen. O neerlandês foi o piloto mais jovem da história do grid, estreando aos 17 anos em 2015, pela Toro Rosso.

“Quando Max [Verstappen] veio para a Fórmula 1, quanto mais pressão, melhor ele ficava. Quanto maior o carro, melhor ele ficou. Quanto mais rápido o carro, melhor ele ficou. Mas não é verdade para todos os pilotos”

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