Mercedes defende velocidade de Antonelli apesar de batida na Itália: “Foi surpreendente”

Foi apenas uma volta e meia, mas Toto Wolff garantiu que ficou impressionado com a performance de Andrea Kimi Antonelli na curta participação do italiano no TL1 em Monza

A estreia de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1 durou apenas uma volta e meia, mas foi “surpreendente” o bastante para convencer Toto Wolff de que ele é, sim, a escolha certa para ocupar a vaga de Lewis Hamilton no grid da temporada 2025. O chefão das Flechas de Prata saiu em defesa e disse que o pupilo só bateu porque estava indo além do que o carro poderia oferecer.

Já no primeiro giro no TL1 desta sexta-feira (30), na Itália, Antonelli pulou para a liderança da tabela com pneus macios e lá ficou pelos primeiros dez minutos, até ver o tempo superado por Lewis Hamilton em 0s6. O garoto, então, foi para a segunda tentativa, mas perdeu o controle na curva Parabolica e bateu forte, encerrando precocemente a participação na sessão.

Relacionadas


Nos boxes, Wolff logo fez uma careta seguida de um palavrão, porém tratou de dizer a Antonelli pelo rádio que “estava tudo bem”. Depois da segunda sessão, comandada por Hamilton, o chefe falou com a imprensa presente em Monza e elogiou a performance de Kimi.

“O que ele fez, o carro não aguentou”, começou Wolff, referindo-se à velocidade alcançada por Antonelli já no segundo giro. Em seguida, explicou que o problema certamente foi em função do superaquecimento dos pneus traseiros — questão que deve dar dor de cabeça para a Mercedes por conta do asfalto recapeado e a temperatura muito elevada.

A batida de Antonelli no TL1 do GP da Itália (Vídeo: Sky Sports)

“Acho que ele teve azar. Todos sofreram com a temperatura, especialmente na parte traseira, na Ascari, com esse tipo de velocidade, por isso a traseira escapa”, argumentou.

Por conta da batida, Kimi não teve chances de melhorar o tempo de 1min23s955 e ficou em último, mas Toto ficou positivamente surpreso com o que viu, por mais que talvez precise frear o ímpeto do italiano ao volante no ano que vem.

“Preferimos ter problemas para ele ir mais devagar do que para fazê-lo ser mais rápido”, enfatizou. “O que vimos em uma volta e meia é simplesmente surpreendente”, encerrou Wolff.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30 (de Brasília), ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.