Villeneuve isenta Norris e vê McLaren culpada em eventual derrota: “Bagunçou as coisas”
Campeão da F1 em 1997, Jacques Villeneuve destacou que a McLaren deveria ter definido a prioridade a Lando Norris mais cedo na temporada
A briga pelo Mundial de Pilotos está se afunilando com apenas seis rodadas restantes na temporada. A diferença atualmente entre Max Verstappen, o líder, e Lando Norris, o segundo colocado, é de apenas 52 pontos após o domínio do britânico no GP de Singapura. No entanto, para Jacques Villeneuve, a situação do piloto da McLaren deveria ser mais viável e aponta a própria equipe papaia como culpada por isso.
Segundo o campeão mundial de 1997, a McLaren deveria ter definido a prioridade a Norris mais cedo na temporada, especificamente no GP da Hungria, quando Piastri reassumiu a ponta após ordem de equipe ao piloto britânico. Agora, segundo o canadense, “é tarde demais”.
Além disso, Villeneuve imagina que haja alguma cláusula no contrato de Piastri que impeça o australiano de ser considerado o segundo piloto da equipe. O canadense lembra que Mark Webber, ex-piloto que foi tratado por anos como segundo piloto na Red Bull ao lado de Sebastian Vettel, é o empresário de Piastri.
“Se Lando não for campeão, a culpa será da McLaren, não dele. A McLaren bagunçou as coisas e agora é tarde demais. Começou na Hungria. Mostraram uma verdadeira fraqueza ao não dar prioridade a Norris sobre Piastri. Se olhar para Monza, deveria ter sido uma dobradinha para a McLaren. Eles perderam pontos como equipe e isso nunca deveria ter acontecido. Norris é quem está lutando pelo Mundial de Pilotos”, comentou em entrevista ao jornal espanhol Marca.
“Não sabemos o que diz o contrato do Oscar, mas Mark Webber é um cara inteligente. Mark sempre esteve na ponta errada do espectro na Red Bull, mesmo quando estava vencendo Vettel. Tenho certeza de que não deixará a história se repetir com Oscar”, continuou.
Villeneuve também acredita que Verstappen tem demonstrado muito amadurecimento ao longo do ano para marcar Norris e impedir que o britânico se torne uma ameaça ainda maior. De momento, o neerlandês não vence uma corrida há oito rodadas e está minimizando o prejuízo para se manter em primeiro no Mundial de Pilotos.
“Max mudou a abordagem. Ele não está tentando ganhar corridas, mas apenas acumular pontos, e isso mostra maturidade. O campeonato é mais importante do que vencer corridas individuais. Ele sabe que a McLaren não está tomando as decisões difíceis que deveria, e isso vai jogar a seu favor”, disse.
“Max percebe que Norris é uma ameaça. Tiveram algumas batalhas reais, o que é bom, e acho que ele o vê como um verdadeiro concorrente agora. Lando precisa parecer um pouco mais para Max ser mais competitivo, mas será um final divertido para a temporada. Será muito próximo entre Max e Lando”, concluiu.
Atualmente, Verstappen tem 331 pontos somados contra 279 de Norris. Já no Mundial de Construtores, a McLaren lidera, com 516 tentos, enquanto a Red Bull vem logo atrás, com 475.
A Fórmula 1 vive uma longa pausa e volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.