Button promete ressurgimento da Honda na F1 e revela: “Dormem no chão da fábrica”
Embaixador da Aston Martin, Jenson Button tem relação antiga com a Honda, equipe pela qual venceu pela primeira vez na Fórmula 1. E demonstrou confiança total em recuperação
Em meio ao terrível início da Aston Martin na F1 2026, a Honda entrou no centro do problema com uma unidade de potência ineficiente e cheia de problemas de confiabilidade. Assim, a equipe vive o primeiro ano do novo regulamento andando no fundo do pelotão, enquanto tenta resolver cada defeito o mais rápido possível. E Jenson Button, embaixador dos britânicos, demonstrou absoluta confiança de que a montadora japonesa vai dar a volta por cima.
Conhecedor de longa data da Honda, equipe pela qual conquistou a primeira vitória na Fórmula 1, no GP da Hungria de 2006, Button ressaltou a paixão da marca pelo esporte e relembrou a reação do time ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar no Hungaroring.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
“A Honda é movida por uma paixão pelo automobilismo. É uma marca que fabrica carros de rua para correr, são definidos pela competição”, disse Button ao jornal espanhol AS. “Quando venci minha primeira corrida com eles, em 2006, vi vários homens crescidos chorarem. Aquilo me mostrou a paixão por trás do trabalho duro, e hoje não é diferente. O desempenho não está lá, mas estará”, cravou o campeão de 2009.
Muito além da paixão pelo automobilismo, Button ressaltou o comprometimento dos funcionários com a Honda em cenários de adversidade. Segundo o embaixador da Aston Martin, alguns colaboradores passam noites na fábrica de Sakura para minimizar as horas fora do trabalho. A busca, neste momento, é por soluções que deem à equipe o mínimo de competitividade na pista.
“Se você trabalha na Honda e vai bem, tem um emprego para a vida toda. Vai dedicar toda a vida à Honda, há muitas pessoas assim. São apaixonadas por trabalhar para uma marca de tanto prestígio e entregam tudo, de fato, pela equipe”, disse.

“Não sei se deveria dizer, mas sei que em Sakura há uma sala com um tatame no chão, e os trabalhadores podem dormir por lá em semanas cheias. Eles passam a noite na fábrica para perder o mínimo possível de tempo e voltar a trabalhar mais rápido. Esse é o nível de dedicação”, revelou.
Por fim, Button voltou a demonstrar absoluta confiança em uma retomada por parte da Honda. “Tenho 100% de certeza, é uma questão de tempo. Eles sempre chegam, sempre”, finalizou.
A Fórmula 1 entrou em hiato após a suspensão dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita e retorna de 1º a 3 de maio com o GP de Miami.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
▶️ Mecânico de Verstappen, diretores…: Red Bull tem novo êxodo na F1. E já tem nome no paredão
▶️ Mecânico de Verstappen alega insatisfação com ambiente na Red Bull e pede demissão
▶️ Antonelli elege maior fraqueza da Mercedes na F1 2026: “No Japão, caguei completamente”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!