Herbert rebate Jos Verstappen e diz que vai “criticar quem achar necessário”

Em resposta a críticas de Jos Verstappen, Johnny Herbert, ex-piloto e comissário da FIA, afirmou que tem liberdade para “expressar o que pensa”

Após polêmicas e críticas no fim de semana do GP de São Paulo, Johnny Herbert defendeu seu direito de expressar opiniões mesmo sendo um comissário da FIA. O ex-piloto fez comentários sobre a pilotagem de Max Verstappen após o GP da Cidade do México, o que provocou críticas por parte de Jos Verstappen, pai do atual tricampeão. 

Na ocasião, Herbert destacou que a punição de 20s aplicada a Verstappen no México “não iria impedi-lo de empurrar Lando Norris para fora da pista no futuro”. O inglês, no caso, era um dos comissários da FIA nesta etapa, o que irritou Jos. O pai do #1 da Red Bull disse que “um comissário não deveria falar com a imprensa”.

Porém, Herbert acredita que tem o direito de expressar opiniões sobre os pilotos do grid quando não está exercendo a função de comissário. Somado a isso, afirmou que “vai criticar qualquer um se achar que é necessário”.

“Sou Johnny Herbert, o comissário e o profissional durante um fim de semana de corrida, e Johnny Herbert, o comentarista em outros momentos, que expressa o que pensa. Todo mundo tem uma opinião. O Martin Brundle tem uma opinião, por que não posso, quando não estou na pista de corrida? A pista de corrida tem sido o meu mundo por 50 anos. Se não concordo totalmente com o que vejo na pista de corrida, vou falar. Não é só o Max. Vou criticar qualquer um se achar que é necessário”, declarou em entrevista ao site britânico SafestBettingSites. 

Duelos entre Max Verstappen e Lando Norris viraram polêmica (Foto: Red Bull Content Pool)

“Entendo o ponto de vista do Jos, porque é o filho dele. Existe algum viés? Não, claro que não. Não fui o único a achar que o Max foi exagerado no México. Norris e Zak Brown também acharam. Quando falo com as pessoas na segunda ou terça-feira, isso está fora das minhas responsabilidades como comissário”, continuou

Além disso, Herbert questionou a postura de Jos de constantemente criticar a Red Bull, equipe do filho. Para o inglês, essa atitude do ex-piloto apresenta uma situação semelhante à dele como comissário.

“O Jos sempre foi muito crítico sobre o que acontece na Red Bull. Essa é a posição dele? É tudo muito parecido. Se tem uma opinião e quer expressá-la, você pode”, explicou. 

Agora, a Fórmula 1 faz uma pausa de duas semanas e retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen pisa e dá aula de como ganhar campeonatos na Fórmula 1 em Interlagos

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.