Norris critica formato sprint na F1 e cita “impacto” sobre mecânicos: “Não é saudável”

Lando Norris entende que o fim de semana sprint pode ser divertido para os pilotos, mas não tem nada de benéfico para os mecânicos e engenheiros das equipes

Após a Fórmula 1 realizar o primeiro fim de semana sprint da temporada na China, Lando Norris foi mais um dos pilotos que criticou o formato. O titular da McLaren acredita que a dinâmica de ter apenas um treino livre antes da classificação até pode ser divertida para os pilotos. Porém, disse que a intensidade do modelo sprint — junto de 24 corridas no calendário — não é algo saudável para os mecânicos e engenheiros.

A temporada 2024 da Fórmula 1 conta com um número recorde de 24 etapas, sendo seis delas compostas pelo formato sprint, totalizando 30 corridas. A expansão do calendário é algo que incomoda pilotos e equipes. Inclusive, Zak Brown, CEO da McLaren, afirmou que 24 provas tem de ser o limite da categoria.

Relacionadas


Norris concordou com o executivo e ainda foi um pouco além, expandindo suas críticas também para a sprint. Apesar de ter sido introduzido na F1 em 2021, o formato passa por experimentos e a tendência é que a categoria aumente o número de provas curtas em uma temporada. Embora não acredite que isso seja um problema para os pilotos, o #4 é contra a ideia. Afinal, ela pode tornar insustentável o trabalho de mecânicos e engenheiros.

“Eu sempre preferi o formato antigo e original. Foi o que cresci assistindo e sempre gostei. Gosto de começar o fim de semana e já sentir a pressão imediatamente. O fato de ter apenas um treino e ir direto para a classificação, eu gosto. Isso dá menos chances de deixar o carro perfeito. Então acho que por esse lado é algo que funciona”, explicou o titular da McLaren.

Lando Norris acredita que o formato sprint é prejudicial para mecânicos e engenheiros (Foto: McLaren)

“Mas o ponto principal é o impacto que isso tem sobre os mecânicos e os engenheiros. Sinceramente, não acho que seja tão ruim para nós como pilotos. Não acho que estamos em posição de reclamar, mas as centenas de mecânicos e engenheiros que trabalham aqui, e viajam tanto, sim. Não é saudável para eles, nem sustentável. O problema não é com a gente [pilotos], então não é algo que você deveria nos perguntar. É algo pensando mais no restante da equipe”, finalizou Norris.

Além do GP da China, os GPs de Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar vão receber o formato sprint em 2024. A Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.