Norris se defende e diz “não saber o que fez de errado” no Catar: “Não sou idiota”

Lando Norris estava a caminho de, ao menos, subir no pódio no GP do Catar, mas recebeu uma dura punição e caiu para o fundo do pelotão

O fim de semana do GP do Catar começou forte para a McLaren, com um bom ritmo nos eventos da sprint, mas desandou na corrida principal deste domingo (1). Mesmo com Oscar Piastri subindo no pódio e ficando em terceiro, Lando Norris ficou apenas em décimo após uma punição de stop-and-go e lamentou o resultado. 

O piloto do #4 foi punido rigorosamente por não ter desacelerado o suficiente sob bandeira amarela e teve de ficar 10s parado no pit-lane antes de voltar. Com isso, caiu para a 15ª e última posição, mas conseguiu escalar até o top-10 para somar dois pontos – contando a volta mais rápida. 

No entanto, Norris afirmou que “não sabe o que fez de errado” e garantiu que teria desacelerado se soubesse que havia uma bandeira amarela acionada. Ainda assim, o titular da McLaren lamentou o resultado em Lusail e disse ter decepcionado a equipe. 

“Não sei o que fiz de errado. Não sou um idiota. Se eu soubesse que estava sob bandeira amarela, teria desacelerado. Mas a regra diz que se não desacelerar, é uma punição. A equipe me deu um ótimo carro. Estou desapontado por não ter dado a eles os resultados que merecem. Eu os decepcionei”, disse. 

Lando Norris teve de correr atrás do prejuízo após punição no Catar (Foto: McLaren)

Com os resultados da penúltima etapa, o Mundial de Construtores segue aberto, com a McLaren liderando com 640 pontos e a Ferrari em segundo, com 619. A Red Bull fecha o top-3, com 581 tentos. 

Além disso, o cenário para Norris no Mundial de Pilotos fica complicado para a última rodada. Mesmo sem chances de título, o britânico ainda luta pela segunda posição e, de momento, tem apenas oito pontos de vantagem para Charles Leclerc, o terceiro. 

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.