Norris diz que ordem de forças da F1 “deve mudar em 2026”, mas vê Red Bull favorita

A Red Bull se mostrou ainda mais forte para a temporada 2024 da Fórmula 1. Por isso, Lando Norris acredita que a ordem de forças só vai ser alterada quando novo regulamento entrar em vigor

Lando Norris acredita que a ordem de forças da Fórmula 1 não deve sofrer grandes alterações antes do novo regulamento de motores começar a vigorar em 2026. Porém, além de cravar que a Red Bull vai continuar dominando no ano que vem, o titular da McLaren destacou a inteligência da equipe rival e afirmou que o time dos energéticos é o favorito a permanecer na ponta quando a nova regra for introduzida no esporte.

Desde que a Fórmula 1 recebeu uma grande reformulação em seus carros e o regulamento que explora o efeito-solo foi introduzido em 2022, a Red Bull não teve rivais, dominou a categoria e venceu 40 vezes nas últimas 47 corridas.

Embora tenha sofrido um revés no GP da Austrália, que foi vencido por Carlos Sainz, o RB20 dos austríacos se mostrou ainda melhor que o carro do ano passado e a tendência é que Max Verstappen siga dominando a categoria não apenas em 2024, mas também em 2025.

No entanto, para 2026 a F1 está se preparando para receber novos motores mais sustentáveis. Para a introdução da nova unidade de potência, a categoria também está preparando um novo regulamento para os carros — que vão continuar se valendo do efeito-solo, mas terão uma redução de tamanho.

Max Verstappen e Red Bull seguem dominando a F1 (Foto: AFP)

Porém, ciente da competência da Red Bull e sabendo que os austríacos estão alguns passos à frente das rivais, Lando Norris acredita que existe uma chance muito grande de a marca dos energéticos continuar forte em 2026.

“Acho que para que as coisas realmente mudem, é preciso esperar até 2026. Acho que isso pode ser uma grande mudança para todas as equipes, e o novo regulamento de motores vai ser o grande responsável por isso. Hoje não existe uma diferença muito grande nas unidades de potência das equipes, a discrepância é por causa dos carros”, disse o piloto da McLaren.

“Mas a Red Bull, sendo a equipe que é, sempre vai ter uma vantagem por estar à frente. Eles são muito bons e são mais inteligentes em muitos aspectos. Então, se trabalharem tão bem quanto qualquer equipe, devem sempre levar alguma vantagem. Mas espero que eles comecem a ficar sem muitas boas ideias”, finalizou Norris.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, quarta rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.