Norris endossa debate por fim de zebra salsicha na F1: “Carros podem decolar”

Lando Norris disse que os acidentes na F2 e no Mundial de Endurance precisam servir de exemplo para que a F1 deixe de ter zebras altas nas curvas

Lando Norris entrou na discussão sobre as zebras altas nos circuitos, chamadas popularmente de zebras salsichas e que foram as principais causas de dois fortes acidentes nas últimas semanas no mundo do automobilismo. Ao jornal Daily Telegraph, o piloto da McLaren acredita que chegou a hora de a Fórmula 1 remover o artifício das pistas.

Na Fórmula 2, na corrida principal realizada na Inglaterra, Dennis Hauger decolou e foi parar sobre o carro de Roy Nissany depois de atingir uma das zebras altas quando escapou da pista. Já no Mundial de Endurante, o acidente foi pior: Henrique Chaves perdeu o controle do carro e capotou durante as 6 Horas de Monza.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O acidente de Chaves nas 6 Horas de Monza (Vídeo: Reprodução)

Felizmente, ninguém se feriu, mas Norris entende que os acidentes precisam ser encarados como um aviso. “Em primeiro lugar, o carro nunca deveria ser lançado ao ar. Não de forma tão violenta”, escreveu o inglês. “Essas coisas são sempre mais complexas do que parecem, mas há uma coisa preocupante: as salsichas”, frisou.

“Critiquei as zebras altas no passado, mas acho que é hora de agirmos diante desses avisos e removê-las do nosso esporte”, continuou. Norris ainda lembrou que, embora os pilotos envolvidos nos casos recentes não tenham se machucado, em 2019, Alex Peroni não teve a mesma sorte. “Ele sofreu um grave acidente quando acertou a zebra salsicha durante uma corrida de F3. Isso encerrou sua temporada mais cedo”, continuou.

A principal preocupação de Norris é quanto aos carros da F1 atual. Por conta da volta do efeito-solo, os bólidos estão muito mais próximos ao chão e também mais rígidos do que antes. “Quando esses carros atingem essas salsichas, você não consegue controlar. Você pode ser lançado ao ar.”

“O carro pode saltar, empinar e bater no chão novamente, machucando as costas do piloto. O acidente de Chaves no último fim de semana é um lembrete de que não podemos deixar isso passar. Questões com as zebras salsichas são, ao menos para mim, um tópico que precisamos resolver mais cedo ou mais tarde”, concluiu Norris.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.