Norris opera milagres e coloca sozinho McLaren em briga irreal por G4 da F1 2022

Lando Norris é um dos pilotos mais elogiados dos últimos meses e, mesmo assim, dá a sensação de que recebe menos reconhecimento do que merecia pelo que faz com a McLaren, especialmente em 2022. É que o inglês vai tirando leite de pedra e, sozinho, carrega o time em uma briga contra uma Alpine consideravelmente superior

A temporada 2022 de Lando Norris com a McLaren já ganha ares de milagrosa. Líder parcial da chamada ‘F1 B’ com 76 pontos, o jovem piloto inglês ficou no top-10 em dez das 13 etapas já disputadas e foi o único a furar o domínio de Red Bull, Ferrari e Mercedes em pódios, chegando na terceira posição em Ímola.

Esses primeiros dados talvez não pareçam tão impressionantes, mas o resto do contexto os fazem bem maiores. É que Daniel Ricciardo, experiente companheiro de Lando, vem apenas em 12º na F1 2022, com 19 pontinhos anotados. O australiano está em péssima fase, é verdade, mas a disparidade entre eles não diz apenas sobre o momento de Daniel, mas também sobre a forma irretocável de Lando.

Em uma McLaren que indiscutivelmente regrediu na ordem de forças com o novo regulamento, ou seja, perdeu contato com a Ferrari, segue longe toda vida de Red Bull e Mercedes e ainda viu a Alpine a superar em performance pura, Norris vai segurando na unha o time de Woking na briga pelo G4 do Mundial de Construtores. E é difícil entender como.

Lando Norris vai segurando a McLaren na unha em 2022 (Foto: McLaren)

Se Ricciardo está tão mal e é quase que uma opinião geral que tanto Fernando Alonso quanto Esteban Ocon fazem temporadas muito boas, como que a McLaren está tão perto da Alpine? Norris, simplesmente. Com menos carro e diante de dois oponentes que vivem boas fases, o inglês vai se desdobrando e somando tudo que é ponto para botar o time laranja no páreo. Até aqui, vai dando certo.

As posições de largada de Norris são bons indicativos da descida de nível da McLaren em 2022. Sempre um classificador forte, o jovem já perdeu o Q3 em cinco provas até aqui e tem tido de fazer provas de recuperação, estratégia e coisas do tipo. Ainda assim, se meteu nas três primeiras filas em seis corridas, mostrando que sempre vai aproveitar as chances que surgirem e as vezes em que a equipe estiver mais competitiva.

A verdade é que a briga com a Alpine parece meio impossível, a menos que a McLaren traga atualizações parrudas para o restante do campeonato, o que não parece ser o caso. Sendo assim, Lando pode olhar mais para si mesmo e até sonhar com a sétima posição no Mundial de Pilotos, o que já seria um baita feito para 2022.

Daniel Ricciardo vai sofrendo contra Lando Norris (Foto: McLaren)

“Estou feliz porque nós fizemos o máximo que podíamos ter feito hoje com os carros que chegaram na nossa frente. O sétimo era o que dava para fazer com o que a gente tinha e nós ficamos na frente dos rivais diretos”, disse Norris depois do GP da Hungria, mas parece uma declaração semanal do inglês com a McLaren no ano.

Só que, olhando para frente, sétimo é muito menos do que Norris e a própria McLaren ambicionam. O time mostra isso com a ideia de trocar Ricciardo pelo talentoso jovem Oscar Piastri, mas Lando também já deixou claro em diversas declarações que quer ser campeão do mundo, que quer vencer e frequentar pódios. Está longe disso ainda.

“Estou feliz porque minha volta no Q3 foi muito boa. O tipo de volta que te faz sentir que deveria estar na pole, brigando para vencer”, comentou Lando depois de um giro brilhante na França.

ZAK BROWN; ANDREAS SEIDL; MCLAREN;
Zak Brown e Andreas Seidl amam Lando Norris, mas vão precisar de esforço para segurá-lo por mais tempo (Foto: McLaren)

Norris é presente e futuro da McLaren, não faz muito tempo que renovou seu contrato até 2025 em um dos compromissos mais longos do grid atual, mas, como diz o ditado popular: acordos existem para serem quebrados. E esse é um que tem bastante potencial para tal.

“O único piloto que vejo com o mesmo talento de Max, e na mesma liga, é Lando Norris, mas ele não tem o melhor equipamento no momento”, disso Helmut Marko, consultor da Red Bull e especialista em jovens talentos, à publicação alemã Auto Motor und Sport.

Norris é jovem, tem só 22 anos, muito rápido, talentoso, agressivo e com potencial para ser campeão do mundo. Para 2022, a McLaren até pode acalmá-lo com uma briga com a Alpine, mas logo o rapaz vai querer coisas maiores. É por isso que Zak Brown, Andreas Seidl e companhia precisam trabalhar duro e entregar algo mais para sua grande joia. Ou o futuro da McLaren vai virar futuro de outra equipe.

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