Norris minimiza papel de escudeiro no Azerbaijão: “É o que fazemos como equipe”
Embora reconheça que não é fácil desempenhar o papel de escudeiro, Lando Norris disse que ficou contente por ter ajudado a McLaren a vencer a corrida no Azerbaijão
Lando Norris chegou ao GP do Azerbaijão declarado pela McLaren como o primeiro piloto da equipe, mas o jogo virou à medida que o fim de semana se desenrolou. Depois de uma classificação ruim, foi o piloto do carro #4 que teve de servir de escudeiro para ajudar o companheiro Oscar Piastri a vencer a corrida. Embora tenha descrito a situação como “difícil”, o britânico reconheceu que foi importante fazer isso pelo time.
Com a crescente da McLaren e a queda da Red Bull, Norris é o vice-líder no Mundial de Pilotos e possui chances de bater Max Verstappen na briga pelo título. Após inúmeras trapalhadas, a equipe de Woking chegou no Azerbaijão garantindo que Lando seria favorecido internamente para ter mais possibilidades de brigar pelo campeonato.
Porém, os planos na McLaren tiveram de mudar logo no sábado, depois de Norris ter problemas na classificação e ser eliminado ainda no Q1, enquanto Piastri garantiu o segundo lugar.
No domingo, quando fazia uma corrida de recuperação, Norris alongou o primeiro stint, mas viu obrigado a reduzir o ritmo por um momento para segurar Sergio Pérez e impedir que o mexicano realizasse um undercut em Piastri. A ajuda foi fundamental para a McLaren assegurar a vitória no GP do Azerbaijão.
Embora reconheça que é “difícil” ter de desempenhar esse papel, Norris ficou feliz por ter ajudado a McLaren a vencer em Baku.
“Naquele momento, ainda estava meio preso atrás do Alex [Albon], então não pude fazer muita coisa. Não diminuí a velocidade, só economizei um pouco mais meus pneus. Só tive que resfriá-los, eles estavam superaquecendo. Isso permitiu que Oscar ficasse à frente [de Sergio Pérez] e potencialmente lhe desse a vitória, então estou feliz por tê-lo ajudado”, disse Lando.
“Eu desempenhei um pequeno papel nisso e no fim das contas é isso o que fazemos como uma equipe. Não acho que me custou algo, mas é sempre impossível saber. Fiquei preso atrás de Alex por mais 15 voltas depois disso, então não achei que isso mudou o resultado, mas mudou o resultado para Oscar e isso foi o mais importante”, finalizou Norris.
A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.