Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Fórmula 1

Norris pede solução “a longo prazo” para quiques de carros na F1: “Sofro com isso”

Lando Norris diz que ainda sente dores por conta de alguns quiques da McLaren durante corridas da Fórmula 1 e pediu uma solução para o problema que também afeta outros pilotos do grid atual

Lando Norris durante treinos para o GP da Arábia Saudita de 2024  (Foto: McLaren)

Lando Norris durante treinos para o GP da Arábia Saudita de 2024 (Foto: McLaren)

 

Quando a Fórmula 1 introduziu o novo regulamento, em 2022, com a volta do efeito-solo, um grande problema apareceu para todas as equipes: o porpoising, aquele quique dos carros especialmente nas retas e altas velocidades. A FIA tentou mudanças, mas as trepidações seguem constantes no grid até hoje e Lando Norris acredita que uma melhora só vai chegar no futuro.

Durante o final de semana do GP da Arábia Saudita, Carlos Sainz precisou se ausentar por conta de uma crise de apendicite e foi substituído. Em 2022, Alex Albon também perdeu uma corrida com a Williams por conta do mesmo problema. O surgimento de um segundo caso fez com que teorias fossem criadas entre a questão de saúde e o porpoising.

“Não sei como poderia ligar isso. Não sou médico, não vou falar muito. Definitivamente não está tão ruim quanto dois anos atrás. Muita coisa melhorou desde então com o porpoising, mas ainda temos carros que andam baixos demais”, declarou o piloto da McLaren.

“Isso custa um preço, ainda sofro muito com meu corpo, minhas costas, e tudo isso. Preciso fazer muito agora, algo que não era necessário dois anos atrás. Não diria que é diretamente por causa do carro. Acho que precisamos melhorar as coisas a longo prazo, especialmente se eu continuar por aqui muitos anos”, acrescentou.

Lando Norris reclamou que ainda sente dores por conta dos quiques (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O companheiro Oscar Piastri, mesmo novo na F1, também comentou o assunto. “Sinto como se tivesse feito um bom trabalho com isso, mas é algo que precisamos ficar de olho no futuro”, destacou.

“Como disse o Lando, vamos pilotar o carro independente de ser o mais rápido e não vamos desistir de uma volta por ter uma dor no copo após a prova”, disse o australiano.

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.