Norris diz que pensar em jogo de equipe é “estúpido” após 17º no grid de Baku

Lando Norris prevê uma corrida difícil e com poucas chances de ultrapassagem após decepcionar na classificação do GP do Azerbaijão e cair ainda no Q1

O fim de semana do GP do Azerbaijão não começou como a McLaren gostaria, pelo menos para Lando Norris. Mesmo com Oscar Piastri largando em segundo, a equipe papaia viu o piloto britânico cair ainda no Q1 da classificação e ficar apenas em 17º no grid. Após a sessão, o atual vice-líder do Mundial de Pilotos foi perguntado se pensa em ser priorizado mesmo começando nas últimas posições e disse que seria “estúpido” cogitar essa possibilidade. 

Nesta semana, antes do início das atividades em Baku, a McLaren anunciou que irá priorizar Norris a partir desta etapa para ter melhores chances de título em 2024. Ao longo do ano, a polêmica ‘regra papaia’ permitiu a disputa entre os pilotos do time por posições na pista. 

No entanto, mesmo com a prioridade definida, Norris não espera que isso entre em jogo com ele largando em 17º e Piastri na primeira fila. Além disso, o piloto do #4 não imagina que vai ter vida fácil para chegar na parte de cima do pelotão na corrida deste domingo (15). 

“Não, isso seria estúpido. Acho que tudo terá de ser feito com estratégia, porque não dá para ultrapassar. Há muitos carros lá atrás que simplesmente tiraram toda a asa e agora torcem pelo melhor, e isso torna impossível ultrapassá-los”, analisou. 

Lando Norris vai largar só em 17º (Foto: AFP)

Apesar do pessimismo quanto à corrida em Baku, Norris reforçou que sente que o carro “está rápido” e que, se a oportunidade surgir, poderá tirar proveito para conquistar o melhor resultado possível. 

“O carro é rápido, podemos esperar que isso ajude e, em algum momento, posso pegar ar limpo, mas em um circuito de rua, tudo fica tão bloqueado que você acaba sendo forçado a ficar em uma posição e não pode fazer muito. Esperamos o melhor, mas não imagino nada concreto, a menos que a estratégia entre em jogo”, comentou. 

Imediatamente após o Q1, Norris explicou o motivo de ter abortado a última tentativa de volta rápida. Segundo o piloto, uma bandeira amarela foi acionada no último setor e o forçou a tirar o pé já na reta dos boxes. 

Pouco depois, Norris voltou a falar sobre o episódio e reforçou que “não tinha mais nada que pudesse fazer” uma vez que a bandeira amarela foi acionada no setor 3. 

Lando Norris foi eliminado no Q1 em Baku (Foto: Reprodução)

“Não estávamos realmente atrás. O cara à frente [Esteban Ocon] se acidentou e acionaram a bandeira amarela. Estava me sentindo bem. Quando tem dois quilômetros em linha reta e precisa levantar o pé no início, não há mais nada que possa fazer”, encerrou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.