Norris põe McLaren em destaque e lidera TL1 marcado por chuva no GP dos Países Baixos
A atividade significativa do primeiro treino livre do GP dos Países Baixos aconteceu apenas nos últimos 25 minutos, sem chuva e com pista mais seca. Lando Norris liderou
A Fórmula 1 está de volta! Após espera de quase um mês, os carros foram recolocados na pista na manhã desta sexta-feira (23), no primeiro treino livre do GP dos Países Baixos, 15ª etapa da temporada 2024. E foi uma manhã e começo de tarde, no horário local, de chuva e ventania fortíssima. As condições da pista jogaram contra por boa parte da atividade, mas as coisas esquentaram nos minutos finais. Lando Norris levou a melhor na pista e ficou com a liderança.
A primeira metade da atividade praticamente não teve carros na pista, mas os 25 últimos minutos foram extremamente movimentados. Norris entrou na liderança e foi desbancado uma porção de vezes, mas retornou tanto quanto foi necessário. No fim das contas, ponteou com 1min12s322.
A segunda colocação ficou com Max Verstappen, 0s210 atrás de Norris. Lewis Hamilton foi o terceiro colocado, mas não conseguiu baixar a melhor volta da casa de 1min13s. Carlos Sainz, George Russell, Alexander Albon, Oscar Piastri, Nico Hülkenberg, Kevin Magnussen e Guanyu Zhou finalizaram o top-10. Sergio Pérez e Charles Leclerc foram, respectivamente, 12º e 13º colocados. O adendo que cabe é que Leclerc não fez uso de pneus macios.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, a segunda sessão está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.
Confira com foi o TL1 do GP dos Países Baixos:
Era finalmente hora de retornar ao trabalho após as férias e quase um mês inteiro longe das pistas. Em Zandvoort, a Fórmula 1 ligava os motores novamente para começar os treinos do GP dos Países Baixos e pegava chuva logo de cara. A precipitação acompanhava o local desde as primeiras horas do dia e continuava conforme o relógio apontava o começo do primeiro treino livre. Além disso, os ventos superavam os 50 km/h.
A F1 chegava aos Países Baixos com muitas atualizações das equipes: seis das dez apresentavam algum novo elemento. Especialmente a McLaren, que trouxe mudanças focadas na suspensão e entrada de ar dianteiras, bordas do assoalho, entrada de ar e asa traseiras e beam — asa menor localizada na parte de trás do carro que auxilia no fluxo de ar. Mas Red Bull, Williams, Haas, RB e Alpine também tinha novidades.
Antes da atividade, a grande notícia do dia era a confirmação da contratação de Jack Doohan por parte da Alpine para a temporada 2025. Será o australiano, pupilo da Academia da Alpine, a solução caseira para substituir Esteban Ocon na próxima temporada.
Acontecia, entretanto, o óbvio: a pista iniciava dormente. Pierre Gasly deu um giro bem lento com pneus de chuva extrema para ver o que aconteceria e recebeu a companhia de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, nas duas Haas. Hülkenberg logo escapou na curva dez e desfilou no cascalho.
Era só o que dava para fazer, ver como andava a pista e retornar aos boxes. Carlos Sainz fez a mesma coisa, bem como Robert Shwartzman, que participava do treino no lugar de Valtteri Bottas – como decisão da Sauber dentro do contexto da utilização obrigatória de novatos em treinos oficiais ao longo da temporada. Logan Sargeant Alexander Albon seriam os próximos.
Ao passar da marca de 15 minutos, finalmente uma volta rápida. Charles Leclerc, que estava sozinho no traçado, ficou por duas voltas e registrou 1min26s530. Hülkenberg se animou e voltou à pista, mas escapou para a brita novamente, agora na curva nove.
Com o céu clareando um pouco e as nuvens e a chuva aliviando, os pilotos entravam em ação devagar após 20 minutos de atividade. Mas antes que muita coisa acontecesse, Hülkenberg saiu da pista pela terceira vez. Foi na curva um, após travar os pneus dianteiros. Estranho mesmo com chuva.
Mercedes e McLaren enfim liberavam Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris e Oscar Piastri para entrar na dança. Com quase meia hora, foi a vez da Red Bull abrir a porta para Sergio Pérez e Max Verstappen. E logo no começo da segunda metade da atividade foi o próprio Verstappen que rodou sozinho e com estilo. Foi uma rodada inteira, em 360°C, que já o posicionou para seguir em frente após perder o controle ao tocar a zebra. Evitou colisão, porém.
A notícia mais emocionante para a Williams era uma multa de € 100 (R$ 621, na cotação mais recente)por passar acima do limite de velocidade no pit-lane.
O alívio da chuva permitiu que as equipes começassem a pensar até em usar os pneus intermediários em vez dos de chuva extrema, e assim fizeram. Russell fez o W15 acelerar e virou 1min20s444 para tomar a dianteira. Verstappen aparecia em segundo, mas 0s8 atrás. Era hora das voltas melhorarem, contudo, e Norris bateu a marca de Russell por 0s052 com pouco mais de 20 minutos restantes. Gasly tentava algo parecido, mas acabou passando direto na curva um e desfilando na brita.
Com 16 minutos pela frente, Norris, Russell, Verstappen, Sainz, Ocon, Gasly, Hülkenberg, Fernando Alonso e Albon apareciam no top-10, mas uma surpresa surgiria em seguida: Shwartzman colocou a Sauber na terceira colocação.
A expectativa que se montava era para ver quem seria o primeiro a usar pneus de pista seca. E foi a McLaren, com Piastri e Norris, com 13 minutos ainda por andar, quem apareceu com pneu macio para ver o que era possível. Ainda havia um quê de umidade no traçado, mas a informação oficial era de que as condições de aderência eram normais.
O resultado foi uma demolição. Norris voou ao andar em 1min17s367 e incentivou Russell a sair também de macios. Era uma tendência. George virou 0s518 mais lento que Lando, com Piastri 0s948 atrás. Alonso foi outro a usar os macios, mas somente para fazer testes, sem tentar tirar grande desempenho.
Russell, por outro lado, reafirmava que tinha carro rápido e andava em 1min15s900 para tomar a ponta. Piastri fez 1min15s971, ao passo que Norris foi aos boxes antes de tentar novo giro de macios. Quando andou de novo, porém, foi para 1min14s519. Verstappen foi para 1min16s043 e a quarta colocação. Alonso melhorava o tempo e também entrava na casa de 1min15s.
O happy hour era interminável, porém, e Piastri tomava a frente. Por pouco tempo, com Russell tirando da casa de 1min14s ao anotar 1min13s766. E Norris seria ainda mais rápido para registrar 1min12s818 e recuperar a dianteira.
Havia acabado? Que nada! Com menos de 200 segundos para o relógio zerar, Verstappen chegou a tomar a ponta. Mas Norris já estava em novo giro veloz e conseguiu alcançar 1min12s322 para confirmar a ponta. Verstappen, Hamilton e Sainz vieram logo atrás, confirmando um top-4 formado por quatro equipes diferentes.
Fórmula 1 2024, GP dos Países Baixos, Zandvoort, TL1:
1 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:12.322 | 17 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:12.523 | +0.201 | 13 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:13.006 | +0.684 | 13 |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:13.074 | +0.752 | 15 |
5 | G RUSSELL | Mercedes | 1:13.142 | +0.820 | 17 |
6 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:13.159 | +0.837 | 14 |
7 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:13.230 | +0.908 | 14 |
8 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:13.563 | +1.241 | 18 |
9 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:13.597 | +1.275 | 15 |
10 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:13.965 | +1.643 | 15 |
11 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:14.151 | +1.145 | 14 |
12 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:14.279 | +1.756 | 12 |
13 | C LECLERC | Ferrari | 1:14.306 | +1.147 | 15 |
14 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:14.418 | +2.096 | 13 |
15 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:14.467 | +2.145 | 15 |
16 | R SHWARTZMAN | Sauber Ferrari | 1:14.658 | +2.336 | 15 |
17 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:15.605 | +3.283 | 12 |
18 | E OCON | Alpine | 1:15.796 | +3.474 | 15 |
19 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:16.231 | +3.909 | 15 |
20 | P GASLY | Alpine | 1:22.036 | +9.714 | 8 |
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores