Norris prevê dificuldades para McLaren no Bahrein: “Nunca foi um bom circuito para nós”

Lando Norris admitiu o histórico complicado da McLaren no GP do Bahrein e disse esperar por mais uma corrida difícil em 2024. O britânico, porém, pediu calma nos julgamentos e mostrou confiança de que a equipe vai evoluir em circuitos que se adaptem melhor ao MCL38

Depois de dois anos com estreias difíceis no Bahrein para a McLaren, Lando Norris admitiu que não espera um grande resultado da equipe na abertura da temporada 2024, no próximo fim de semana, novamente em Sakhir. Segundo o britânico, isso se dá muito mais pelas características da pista do que pelo nível do MCL38. Assim, o piloto pediu para que o julgamento sobre a posição da equipe na ordem de forças da F1 seja feita mais adiante, com um número maior de corridas realizadas.

“O Bahrein nunca foi um bom circuito para nós. Nunca tivemos uma de nossas melhores corridas lá”, admitiu Norris. “Mas acho que é muito rápido para julgar e dizer: ‘tudo bem, não seremos ótimos no Bahrein, então a temporada está acabada para nós’. Acho que todos sofrem com altos e baixos”, explicou.

“Então, você precisa nos dar duas, três, quatro ou cinco corridas para fazer uma análise honesta sobre onde todos estão em relação aos outros, e não simplesmente julgar a performance que vamos ter no Bahrein”, frisou.

Norris garantiu que a McLaren conseguiu evoluir o conceito do carro que terminou a temporada passada entre as principais forças da Fórmula 1, mas admitiu que a equipe encontrou alguns problemas no meio do caminho que limitaram a subida de rendimento. Nos dados, entretanto, o MCL38 já comprovou ser mais veloz que o MCL60 de 2023.

Lado Norris (Foto: McLaren)
Norris disse que a McLaren conseguiu evoluir o carro para 2024 (Foto: McLaren)

“É uma combinação de coisas. Há algumas que ainda precisamos resolver se quisermos garantir que demos um passo à frente — o que acho que já fizemos. Tornamos o carro mais rápido, isso está muito claro nos dados que coletamos. Porém, algumas coisas não nos permitiram evoluir tanto quanto eu e a equipe gostaríamos”, admitiu.

Por fim, Norris disse estar confiante de que a McLaren voltará a ter bons desempenhos nas pistas em que conseguiu render no ano passado. Segundo ele, o começo no GP do Bahrein pode ser mais complicado devido às características do circuito, mas o inglês aposta em uma subida grande de rendimento em traçados que se adaptem melhor ao carro da equipe.

“Alguns desses problemas ficaram em destaque aqui no Bahrein justamente pela natureza do circuito. Então, ainda estou confiante de que quando formos a algumas pistas em que fomos muito rápidos no ano passado, como Suzuka, seremos um dos melhores carros”, analisou.

Norris demonstrou confiança de que a McLaren pode ser um dos melhores carros em outras pistas (Foto: Pirelli)

“O Bahrein não necessariamente é uma pista boa para nosso carro. Exatamente por essa razão, acho que vamos sofrer um pouco mais. Mas estou confiante de que poderemos reverter isso mais tarde”, finalizou Norris.

F1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.