Norris recebe advertência e mantém pole-position da corrida sprint de São Paulo

Lando Norris foi investigado pela FIA por exceder o tempo de volta na classificação da corrida sprint em Interlagos. Piloto da McLaren convenceu comissários que não teve culpa no lance

Lando Norris vai oficialmente largar na pole-position da corrida sprint do GP de São Paulo. O inglês da McLaren entrou em investigação por exceder o tempo máximo de volta durante a classificação. Porém, Lando recebeu apenas uma advertência pela violação e vai partir do primeiro posto sem maiores problemas.

Na reunião com os comissários, Norris argumentou que após completar uma volta de esfriamento e se manter o delta, Yuki Tsunoda ultrapassou uma linha logo após Charles Leclerc sair dos boxes. Logo, Yuki precisou reduzir a velocidade para criar um espaço, o que impactou Lando. O piloto argumentou que deveria decidir entre ultrapassar e atrapalhar Yuki, ou reduzir e violar o delta.

A medida foi adotada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no final de semana do GP da Itália com o intuito de evitar que pilotos muito lentos nas voltas de saída e retorno aos boxes atrapalhassem os demais que estivessem em volta rápida. Em Singapura, no entanto, a entidade optou por não estabelecer o tempo máximo de volta na classificação, porém muitos impedimentos aconteceram na sessão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lando Norris (Foto: McLaren)

Para o Brasil, que recebe a Fórmula 1 neste final de semana, a regra voltou a valer. O incidente com Norris aconteceu no SQ3 da classificação para a prova curta. Além de Norris, também foram investigados George Russell (duas vezes), Oscar Piastri, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo foram investigados, mas todos ganharam também uma advertência.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.