Norris ultrapassa Heidfeld e vira piloto com mais pódios sem vitória na história da F1

Lando Norris chegou a 14 pódios na carreira da F1 graças ao terceiro lugar no GP da Austrália. Com isso, tornou-se o dono de mais pódios sem vitórias

O terceiro lugar do GP da Austrália do último fim de semana garantiu a Lando Norris um marco histórico da Fórmula 1. O piloto da McLaren chegou a 14 pódios na carreira e, com isso, ultrapassou a marca de Nick Heidfeld. Norris passa a ser o piloto com mais pódios sem uma vitória em todos os tempos.

Nesta lista, claro, não há nenhum campeão mundial e nem aqueles tidos como maiores pilotos de todos os tempos. O que não quer dizer que falte pilotos marcantes, como Stefan Johansson e Chris Amon.

Ao todo, há 103 pilotos que conquistaram subiram ao pódio na F1 sem vencer qualquer prova; 47 deles, foram a ao menos dois pódios. Mas só cinco chegaram a uma dezena. Norris, com 14; Heidfeld, com 13; Johansson, com 12; Amon, com 11; e Romain Grosjean, ele mesmo, com dez.

No grid atual da F1, há outros quatro pilotos que já subiram ao pódio sem que nunca vencessem: Lance Stroll, três vezes; Alexander Albon e Oscar Piastri, duas; e Kevin Magnussen, uma vez.

Lando Norris conquistou o primeiro pódio da McLaren em 2024 (Foto: AFP)

Norris chegou à F1 em 2019 e, tirando o ano de estreia, foi ao pódio em todas as demais temporadas, sempre pela McLaren. Uma vez em 2020 (Áustria), quatro em 2021 (Emília-Romanha, Mônaco, Áustria e Itália), uma em 2022 (Emília-Romanha), sete em 2023 (Inglaterra, Hungria, Singapura, Japão, Catar, EUA e São Paulo) e, agora, o GP da Austrália de 2024.

É claro que, caso Norris vença uma corrida na F1, o nome dele sai imediatamente da lista e devolve a honra a Heidfeld.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 em duas semanas, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SAINZ DOMINA F1 na AUSTRÁLIA + HORNER quer ALONSO na RED BULL | Paddock GP #364
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.