Hamilton é “piloto e homem incrível” e deu à F1 “uma dimensão diferente”, diz Domenicali

O novo presidente da Fórmula 1 entende que o motivo da demora para o novo acordo entre Lewis Hamilton e Mercedes nada tem a ver com o fator financeiro. Stefano Domenicali torce para que o heptacampeão siga no esporte para quebrar todos os recordes de performance possíveis, como o oitavo título mundial: “Seria uma história incrível de se contar”

O mundo do esporte a motor aguarda com ansiedade o desfecho da novela que envolve a renovação de contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes. A história, que se arrasta desde os primeiros meses do ano passado, traz alguns pontos à baila levantados pela imprensa europeia, como o tempo de duração do novo acordo e exigências financeiras da parte do heptacampeão. Mas na visão de Stefano Domenicali, o novo presidente da Fórmula 1 a partir de 2021, o entrave não diz respeito ao aspecto econômico. O dirigente italiano torce para que Hamilton, a quem definiu como “um piloto incrível, um homem incrível, um atleta incrível”, assine o novo vínculo e tenha caminho livre para alcançar algo único no esporte: ser o primeiro piloto da história da F1 a conquistar oito títulos mundiais.

Além da marca ímpar de títulos, que faria Lewis superar Michael Schumacher e se isolar como o maior campeão de todos os tempos, o britânico de 36 anos tem pela frente outras marcas históricas a alcançar, como as contagens centenárias de vitórias e poles. Atualmente, Hamilton tem, em 266 GPs disputados, 95 triunfos e largou 98 vezes na posição de honra, além de ser o recordista de pódios na F1: 165.

Segundo Toto Wolff, chefe da Mercedes, a tendência é de um desfecho positivo para as negociações, com a renovação do contrato prevista para acontecer antes dos treinos de pré-temporada da F1, no Bahrein. Nesta semana, a equipe heptacampeã do mundo anunciou o lançamento do seu carro para 2021, o W12, para 2 de março, uma terça-feira.

LEWIS HAMILTON; GP DA BÉLGICA; PANTERA NEGRA;
Lewis Hamilton foi exaltado pelo novo chefão da Fórmula 1 (Foto: LAT/Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em entrevista coletiva concedida a veículos de comunicação europeus, Domenicali deixou claro que torce para que a novela tenha um final feliz e que, desta forma, Hamilton possa novamente fazer história para ser, definitivamente, o maior de todos na F1.

“Não estou na mente de Lewis e tampouco na posição de Toto. Mas ele tem de tomar uma decisão importante para sua vida. Espero muito que possamos ter esse anúncio em breve, porque o que ele vai lutar neste ano é algo, do ponto de vista esportivo, incrível. Posso imaginar a pressão e a dinâmica de como ele deseja atingir esse novo recorde, porque seria uma história incrível de se contar”, salientou o dirigente, em declaração veiculada pelo site britânico RaceFans.

Sobre o que tem arrastado o acordo entre as partes, Domenicali deu sua opinião. “Ele quer entender muitos pontos relacionados ao seu futuro”, declarou o ex-chefe da Ferrari.

“Acho que eles estão discutindo muitos pontos. Não acho que seja somente um ponto relacionado ao seu salário ou como você chama isso. Acho que isso está mais relacionado ao que eles têm em mente para compartilhar no futuro. Creio que esse seja o motivo”, disse.

“Mas talvez eles não estejam com pressa porque já decidiram que está tudo bem. Nunca saberemos. Mas, para mim, seria muito bom ver, tão logo tivermos o anúncio de Lewis, a energia que ele sempre deu para a F1. E tenho certeza de que assim vai ser”, ressaltou.

O novo chefão da Fórmula 1 se mostra grato por ter no grid alguém com a abrangência de Hamilton, um personagem que transcende muito os limites das pistas do Mundial e levanta questões fundamentais como a luta contra o racismo e contra a repressão policial, além da defesa da sustentabilidade e do meio ambiente.

“Ele é um piloto incrível, um homem incrível, um atleta incrível. E ele deu à F1 uma dimensão diferente do que envolve o esporte, eu diria. Portanto, assim que soubermos qual vai ser seu futuro, acho que seria ótimo vê-lo lutando por algo que ninguém imaginaria ser possível depois da saída de Michael”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.