Hamilton exige “comissários imparciais” e pede por mais diversidade na FIA

Heptacampeão mundial, Lewis Hamilton voltou a falar - ainda que indiretamente - sobre o GP de Abu Dhabi do ano passado e fez novas cobranças ao órgão regulador

AS 10 VEZES QUE A FIA INTERFERIU (E MUITO) NAS CORRIDAS DA FÓRMULA 1

A manhã desta quarta-feira (23) foi de testes — que marcam o início de 2022 na Fórmula 1 —, mas o GP de Abu Dhabi de 2021, etapa decisiva do último campeonato, ainda vai render muito assunto. Após a primeira parte do dia 1 da pré-temporada da categoria, no Circuito da Catalunhaque viu Charles Leclerc colocar a Ferrari à frente —, Lewis Hamilton participou da coletiva de imprensa. Nela, cobrou a FIA mais uma vez e pediu “comissários imparciais”.

O piloto da Mercedes não foi à pista pela manhã, já que ficou escalado para assumir o volante no segundo período da tarde, mas ainda assim participou da entrevista coletiva após a sessão e, mesmo um pouco desconfortável, voltou a tocar no polêmico assunto que repercute no paddock da F1 há meses.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lewis Hamilton busca seu oitavo título em 2022 (Foto: Mercedes)

“Precisamos nos assegurar de que temos comissários imparciais. Alguns pilotos de corrida são muito, muito amigos de certos indivíduos. Alguns viajam juntos, inclusive, e tendem a gostar mais de alguns deles”, afirmou o heptacampeão mundial.

A primeira declaração pública voltada ao tema veio na apresentação do W13 da Mercedes para 2022. Um maduro Hamilton evitou entrar em guerras públicas, mas foi duro ao pedir que a FIA torne públicas as conclusões da confusão em Abu Dhabi e prometeu: vem forte como nunca para a temporada.

Na entrevista coletiva desta quarta-feira (23), o heptacampeão mundial também clamou por mais diversidade no comando diretivo do órgão regulador.

“Acho que no ano passado tivemos uma ou duas, mas penso que seria incrível ter mais mulheres como diretoras de provas. Acho que é um ótimo jeito de termos mais diversidade”, disse.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

O QUE ESPERAR DE HAMILTON NA FÓRMULA 1 2022?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.