Hamilton ganha prêmio Laureus especial, mas perde de Atleta do Ano para Rafael Nadal

Apesar de derrota para o tenista espanhol Rafael Nadal na premiação de 'Atleta do Ano', Lewis Hamilton ganhou reconhecimento do Laureus pela luta antirracista dentro da Fórmula 1. Joan Mir e Mercedes foram indicados em outras categorias, mas perderam

Lewis Hamilton conquistou a vitória 97 na F1: assista aos melhores momentos do GP de Portugal de F1 (Foto: GRANDE PREMIO com Reuters)

Lewis Hamilton foi a grande estrela do automobilismo na edição 2021 do Prêmio Laureus, considerada a mais importante premiação do esporte mundial e que foi realizada nesta quinta-feira (6), em Sevilla, na Espanha, sem a tradicional noite de gala. O heptacampeão da Fórmula 1 faturou o prêmio inaugural de ‘Atleta Defensor das Causas do Ano’ de 2020.

O reconhecimento de Hamilton vem pelos inúmeros esforços na luta antirracista na Fórmula 1. O piloto utilizou a plataforma para iniciar manifestações antes das corridas e até no pódio, quando usou uma camiseta com a mensagem pedindo a prisão dos policiais que assassinaram Breonna Taylor. No início da temporada 2021, no Bahrein, o heptacampeão vestiu uma camiseta com a mensagem “ações falam mais alto que palavras”, e se ajoelhou em cerimônia antes do GP.

“Um grande obrigado à Laureus por me presentear com este prêmio incrível. O ano passado foi surpreendentemente difícil para muitos, mas também foi encorajador ver o poder de nossas vozes coletivas desencadear novas conversas e mudanças. O impacto de cada um de vocês que se levantou é tão inspirador, então quero agradecer você. Por favor, continue lutando, continue emanando sua luz”, declarou Hamilton em vídeo da premiação.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lewis Hamilton é heptacampeão mundial e foi premiado no Laureus (Foto: AFP)

“A ascensão global para abordar o problema de longa data do racismo sistêmico e da desigualdade em nossa sociedade foi monumental, mas devemos continuar a lutar. Todos devemos nos ver como responsáveis por fazer mudanças positivas em nosso mundo e nos responsabilizar, para que as promessas do ano passado se transformem em ação. Eu realmente acredito que juntos chegaremos lá, E então me junto a você enquanto seguimos avante. Envio a vocês só amor e positividade, protejam-se. Obrigado”, completou.

Hamilton também concorreu na categoria ‘Atleta do Ano’, na qual dividiu o prêmio em 2020 com o futebolista argentino Lionel Messi. Porém, o heptacampeão mundial acabou derrotado neste ano pelo tenista espanhol Rafael Nadal, que venceu o Torneio de Roland Garros pelo quarto ano consecutivo e 13º no geral.

Joan Mir, campeão da temporada 2020 da MotoGP, também representou o esporte a motor na cerimônia na categoria ‘Breakthrough of the Year’, que premia os atletas que mais evoluíram ou cresceram de um ano ao outro. O espanhol acabou derrotado pelo jogador de futebol americano Patrick Mahomes, que se tornou o quarterback mais novo a vencer o Super Bowl por guiar o título do Kansas City Chiefs.

A Mercedes também concorreu no Laureus, na categoria ‘Equipe do Ano’ por conta do sétimo título seguido de Construtores na Fórmula 1, mas acabou derrotada pelo Bayern de Munique, que se destacou pelos títulos da UEFA Champions League e do Mundial Interclubes da FIFA no futebol.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.