Hamilton manda “amor e apoio” a palestinos e pede cessar-fogo na Faixa de Gaza

Em publicação feita nos stories de sua conta pessoal no Instagram, Lewis Hamilton manifestou preocupação com a situação atual dos palestinos e cobrou um "cessar-fogo permanente" no conflito entre Israel e Palestina

Voz mais ativa do grid atual da F1, Lewis Hamilton voltou a se pronunciar sobre a guerra na Palestina. Nesta quarta-feira (20), o heptacampeão mundial lembrou que os muçulmanos vivem o período sagrado do Ramadã e cobrou um cessar-fogo permanente de Israel. Lewis, ainda, compartilhou postagem falando do estado de desnutrição de grande parte das crianças palestinas em Gaza.

Na primeira publicação, o heptacampeão repostou uma arte da organização ‘Save the Children’, uma entidade humanitária internacional, que dizia que uma em cada três crianças em Gaza estavam desnutridas. Na sequência, o inglês escreveu um texto pedindo cessar-fogo permanente, fazendo menção ao período sagrado do Ramadã dos muçulmanos.

“Mandando meu amor e apoio a todas as pessoas na Palestina que estão passando o período sagrado deles enfrentando o perigo, a perda, o desgosto. Em um mês que é sagrado para tantos na região, devemos pedir um cessar-fogo permanente e a volta dos reféns para que essas famílias possam ficar juntas e livres da ameaça constante de destruição e violência. Cessar-fogo já”, escreveu Hamilton.

Oficialmente, os conflitos entre Israel e Palestina começaram em 1948, com a declaração do Estado de Israel, em um contexto mais amplo de questões árabes e israelenses e se arrastam até hoje em disputas territoriais. De outubro de 2023 para cá, porém, a situação escalou, com ofensivas do Hamas — organização política e militar palestina que governa a Faixa de Gaza — em Israel e a resposta militar israelense que dura até hoje.

Lewis Hamilton pediu cessar-fogo na Palestina (Foto: Reprodução/Lewis Hamilton/Instagram)

Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, o número de palestinos mortos nos ataques de Israel já superou 31 mil, enquanto estima-se que 1 milhão de pessoas podem passar fome se a ofensiva continuar nas próximas semanas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, uma criança é morta pelas forças de Israel em Gaza a cada 10 minutos. Cerca de 13 mil crianças, 1% de todas as crianças de Gaza, foram mortas desde outubro.

O clamor por cessar-fogo ganhou também as principais lideranças mundiais. Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, aliado histórico de Israel, marcou reunião com Egito e Arábia Saudita para discutir soluções para se chegar ao cessar-fogo.

Período sagrado para os muçulmanos, o Ramadã começou em 10 de março e segue até 9 de abril. Foi por conta das tradições do nono mês do calendário islâmico que a F1 realizou os GPs do Bahrein e da Arábia Saudita aos sábados em 2024.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 22 24 de março, com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.