Hamilton supera Verstappen e põe Mercedes na liderança do TL1 da F1 em Interlagos

Única atividade do fim de semana antes da classificação de sexta-feira à tarde, TL1 terminou com Lewis Hamilton na dianteira em Interlagos

FÓRMULA 1 EM SP: VERSTAPPEN SEM CONSELHO DE PIQUET | Paddock GP #267

A Fórmula 1 voltou, oficialmente, ao Brasil. O fim de semana na pista de Interlagos começou com o primeiro treino livre, na tarde desta sexta-feira (12), com o formato atípico. Logo mais, nada de outro treino: será a classificação que define a largada para a corrida sprint. Na única atividade de preparação, o que se viu foi uma reação da Mercedes. Após um começo complicado, Lewis Hamilton reagiu e cravou, de pneus macios, o melhor tempo do treino para liderar com alguma vantagem.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Red Bull demonstrou controle absoluto das ações nos primeiros 50 minutos: mais rápida de pneus médios e de macios. Max Verstappen e Sergio Pérez ponteavam os tempos com um verdadeiro passeio no parque enquanto Hamilton reclamava da pista e da suspensão dianteira do carro. Até que não reclamava mais e reagiu.

Atrás de Verstappen, Pérez ficou com o terceiro lugar e Valtteri Bottas colou em quarto. Pierre Gasly, assim como no México, bateu a Ferrari para terminar em quinto e ser o melhor do resto. Carlos Sainz e Charles Leclerc deram sequência, ao passo que Esteban Ocon, Fernando Alonso e Lance Stroll fecharam o top-10.

O GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. A classificação, próxima atividade, está marcada para as 16h (de Brasília).

LEWIS HAMILTON; GP DE SÃO PAULO; INTERLAGOS;
Lewis Hamilton classificou o GP de São Paulo como o mais importante do ano (Foto: Reprodução)

Confira como foi o TL1:

Com o céu extremamente fechado e após uma chuva fina que marcara Interlagos no fim da manhã paulistana – e ainda se apresentava como perigo -, os pilotos foram à pista assim que possível. Não havia tempo a perder, afinal, com apenas 60 minutos de treino à frente antes da classificação. As coisas do formato de corridas sprint.

Entre os muitos pilotos que enfileiraram para sair junto da luz verde, estava Max Verstappen e Lewis Hamilton, os dois de pneus médios. Junto da atividade, surgiu outra informação: Hamilton tinha um novo motor de combustão instantânea na traseira da Mercedes, conforme esperado, e, assim, contabilizava uma punição de cinco posições no grid de largada do domingo. Situação dramática no campeonato, pois.

Enquanto Mercedes e Red Bull preferiram começar os testes com pneus médios, assim como McLaren e AlphaTauri, por exemplo, outros times acharam começaram o programa particular de pneus de faixa branca, os duros: Alpine, Ferrari e Alfa Romeo.

Quem saiu na frente em termos de tempos foi Verstappen, que rapidamente chegou na casa de 1min10s ao anotar 1min10s189 ainda cedo e cruzar a marca dos dos primeiros dez minutos com 1s3 de vantagem para Valtteri Bottas. Hamilton vinha atrás de Sergio Pérez e Pierre Gasly, novamente importunando as equipes principais com o carro da AlphaTauri. O heptacampeão avisou no rádio: a pista estava cheia de oscilações.

O primeiro a dar leve escapada da pista foi Kimi Räikkönen no Laranjinha, mas nada que comprometesse e antes de Verstappen ultrapassar Sainz o contorno do Café e subida da reta dos boxes como se fosse corrida.

Hamilton melhorou a volta e entrou no mesmo segundo de Verstappen, mas seguiu com outra reclamação/pedido para a equipe. “Por favor, encontrem outra solução para a suspensão dianteira”. Enquanto isso, Bottas relatava pingos de chuva. A verdade é que, com 20 minutos de treino, Pérez aparecia 0s020 atrás de Verstappen e mais de 0s8 na frente das Mercedes. Começo da Red Bull era promissor.

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Um pouco depois de Bottas, Lance Stroll e a AlphaTauri também falaram sobre o começo de uma garoa na pista da Terra da Garoa: chuva no começo do traçado, embora leve. Na TV inglesa, a transmissão contava sobre a lenda da chuva que vem de represa, um clássico do imaginário brasileiro de Interlagos, mas ainda novo para os gringos.

Após o pedido de Hamilton, a Mercedes até parou para mexer na suspensão dianteira, mas quem fez o mesmo antes foi a Red Bull com Verstappen. Lewis seguia relatando que a frente da Mercedes #44 quicava pela pista. A Mercedes mostrava muita dificuldade sobretudo no setor intermediário do traçado de São Paulo.

Já na segunda metade do treino, a primeira equipe que se aproximou da Red Bull não foi a Mercedes, mas a Ferrari. Charles Leclerc voou ainda com os pneus médios e se lançou em segundo, exatamente 0s005 mais lento que Verstappen e mais rápido que Pérez. Carlos Sainz não andou tão veloz quanto o companheiro, mas foi o suficiente para subir ao quarto lugar. A resposta da Red Bull foi colocar seus pilotos de pneus macios na pista. O efeito veio rápido: Verstappen anotou 1min09s417 enquanto Pérez fez 1min09s492.

Bottas conseguiu recolocar a Mercedes na frente da Ferrari, em terceiro, mas quase 0s5 atrás. E, aí, foi a vez de ver Hamilton de pneus vermelhos e suspensão mexida: o resultado não foi o mais animador possível na relação com os rubro-taurinos: 0s3 atrás de Verstappen com uma volta mais lenta em todos os três setores, mas sobretudo no último.

Com menos de dez minutos para o fim, a Mercedes deu as caras na briga da frente. Hamilton, até de forma meio surpreendente por como as coisas se encaminhavam, foi para 1min09s348 e assumiu a liderança por 0s069. A Red Bull estava com seus carros na garagem, mas mandou ambos para a pista nos minutos finais. A questão é que Hamilton melhorou ainda: 1min09s050.

Hamilton confirmou a liderança, mas Bottas ficou atrás das duas Red Bull, em quarto. E as Ferrari, mesmo num treino em que mostraram fôlego, ficaram atrás de Pierre Gasly. Sainz foi sexto e Leclerc, sétimo. Quem seguiu foram as Alpine: Esteban Ocon na frente de Fernando Alonso. Lance Stroll fechou o top-10.

F1 2021, GP de São Paulo, Interlagos, Treino Livre 1:

1L HAMILTONMercedes 1:09,050 31
2M VERSTAPPENRed Bull Honda 1:09,417+0,36722
3S PÉREZRed Bull Honda 1:09,492+0,44228
4V BOTTASMercedes 1:09,567+0,51730
5P GASLYAlphaTauri Honda 1:09,880+0,83032
6C SAINZFerrari 1:10,124+1,07431
7C LECLERCFerrari 1:10,142+1,09232
8E OCONAlpine Renault 1:10,145+1,09527
9F ALONSOAlpine Renault 1:10,201+1,15126
10L STROLLAston Martin Mercedes 1:10,352+1,30227
11Y TSUNODAAlphaTauri Honda 1:10,374+1,32433
12S VETTELAston Martin Mercedes 1:10,413+1,36328
13K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari 1:10,443+1,39331
14A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari 1:10,587+1,53731
15L NORRISMcLaren Mercedes 1:10,610+1,56027
16M SCHUMACHERHaas Ferrari 1:10,885+1,83527
17N LATIFIWilliams Mercedes 1:10,902+1,85223
18G RUSSELLWilliams Mercedes 1:10,938+1,88824
19D RICCIARDOMcLaren Mercedes 1:10,990+1,94025
20N MAZEPINHaas Ferrari 1:11,342+2,29228
Paddockast #129: Tudo que você precisa saber sobre o GP de São Paulo
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar