Hamilton vê “trabalho incrível” da Mercedes após 3º em Singapura: “Arriscamos tudo”
Lewis Hamilton exaltou a estratégia da Mercedes em guardar pneus novos para corrida, mas também lamentou o acidente de George Russell que culminou com seu pódio em Marina Bay
Lewis Hamilton aproveitou a batida do companheiro George Russell na última volta e garantiu o terceiro lugar no pódio do GP de Singapura. Neste domingo (17), após uma disputa acirada com as Ferrari e Lando Norris nas ruas de Marina Bay, o heptacampeão elogiou a estratégia de preservação de pneus da Mercedes durante todo final de semana, que culminou com o 196º pódio na carreira. Mas, por outro lado, lamentou o acidente de Russell que tirou a chance das flechas de prata somarem muitos pontos com os dois carros.
“Nós arriscamos tudo neste fim de semana e optamos por um número diferente de pneus na classificação para ter a opção do que fizemos hoje. Senti que era uma corrida com duas paradas, mas acho que a equipe fez um trabalho incrível para nos levar de volta ao topo”, começou em entrevista ao término da 15ª etapa da temporada 2023 da F1.
O inglês tem mais um motivo para comemorar. Com o quinto pódio na temporada, o primeiro desde o GP da Inglaterra, Hamilton ultrapassou Fernando Alonso, que chegou apenas em 15º lugar em Singapura, e assumiu o terceiro lugar no Mundial de Pilotos, com 180 pontos, 10 tentos a mais que o espanhol da Aston Martin.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Largando da quinta posição, Hamilton iniciou a corrida pressionando Norris e Russell e mergulhou com tudo logo na primeira curva para fazer uma ultrapassagem dupla. Entretanto, o #44 da Mercedes cortou a sequência de curvas para fazer a manobra e, por isso, precisou devolver as posições para os compatriotas. “Foi uma pena a primeira curva, mas mantive minha cabeça firme e continuei pressionando”, avaliou.
No segundo stint de pneus duros, Hamilton seguiu acompanhando o ritmo de Carlos Sainz, Charles Leclerc, Russell e Norris, que formavam o top-4. Mas foi após o abandono de Esteban Ocon, na volta 43, quando a Mercedes calçou os pneus médios nos dois carros, que o heptacampeão começou a vislumbrar um lugar no pódio.
Com pneus 21 voltas mais novos que Sainz, líder, e Norris, segundo colocado, Hamilton acompanhou de perto o ataque de Russell sobre o #4 da McLaren. Quando o companheiro perdeu margem, Lewis o pressionou pelo pódio, que caiu no seu colo quando George cometeu um erro e bateu na volta final em Singapura. “É lamentável para o George, porque estávamos pressionando muito e os pneus estavam muito quentes. Mas eu sei que ele vai se recuperar. Ele foi fenomenal durante todo o fim de semana”, concluiu Hamilton.
A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.