Liberty Media apresenta proposta de mudança na pontuação da F1: ideia é abranger top-15 ou todo grid

Em reunião com as equipes programada para esta quinta-feira (31), o Liberty Media deve apresentar proposta de mudança no sistema de pontuação da F1 para 2020. Os promotores da categoria querem que mais pilotos pontuem a cada corrida: ou os 15 primeiros, ou todos os 20

O Liberty Media planeja aumentar a zona de pontuação do grid da F1. Em reunião programada para esta quinta-feira (31), em Londres, os promotores da principal categoria do automobilismo devem apresentar proposta para mudar o sistema de distribuição de pontos.

De acordo com o 'RaceFans', o Liberty Media planeja apresentar para as equipes duas ideias: a primeira, com o top-15 de uma corrida garantindo pontos; a segunda, com o grid completo marcando ao menos um ponto por corrida.

A largada do GP do Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

As mudanças só poderiam entrar em vigor a partir de 2020 – e dependem de votação da comissão da F1: a aprovação só ocorre com 70% dos votos sendo positivos e ocorrendo até dia 30 de abril deste ano.

O Liberty Media já havia tentado alterar a pontuação para a nova temporada, mas teve a proposta recusada anteriormente.

Na mesma reunião, deve ser apresentada sugestão de mudança no formato dos finais de semana da F1, com a diminuição dos treinos livres para que se aumente a "imprevisibilidade" das corridas, além de questões técnicas que podem entrar em vigor a partir de 2021 com a mudança de regulamento da categoria.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.