Limitador de velocidade em trechos de bandeira amarela deve ser testado pela primeira vez no circuito de Austin

Diretor de Corridas da McLaren, Éric Boullier confirmou que o sistema que reduz a velocidade dos carros em trechos de bandeira amarela deve ser testado pela primeira vez no GP dos Estados Unidos. Medida é uma reação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ao acidente de Jules Bianchi em Suzuka

Na esteira do grave acidente sofrido por Jules Bianchi no GP do Japão, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) planeja limitar a velocidade dos pilotos durante os períodos de bandeira amarela. Na visão da entidade máxima do esporte, essa limitação é essencial.
 
O piloto da Marussia colidiu com um trator que estava em uma área de escape da pista de Suzuka para remover o carro de Adrian Sutil, que tinha se acidentado na volta anterior. A FIA confirmou que Jules reduziu a velocidade com a bandeira amarela, mas a redução não foi o bastante para evitar o acidente que o deixou em estado crítico, mas estável no Hospital Geral de Mie.
F1 procura solução para controlar redução da velocidade em trechos de bandeira amarela (Foto: AP)
O primeiro teste com esse novo sistema de limitação de velocidade pode acontecer já no GP dos Estados Unidos, em Austin, próxima parada do Mundial. A introdução completa desse limitador, entretanto, deve acontecer apenas em 2015.
 
Diretor de corridas da McLaren, Éric Boullier confirmou que a F1 deve testar uma solução inicial já no circuito do Texas. 
 
“Tem algumas conversas e discussões para tentar alguns sistemas que garantam um limite de velocidade e pode haver algum teste ou consideração para testar algo em Austin”, contou.
 
A atual proposta consiste em um sistema onde o piloto deve reduzir para uma velocidade pré-determinada nos trechos onde a bandeira amarela é exibida. Mesmo com o apoio dos times, a proposta levará algum tempo para ser colocada em vigor, já que precisa funcionar corretamente.
 
Diretor de provas da F1, Charlie Whiting explicou que a ideia é que essas mudanças estejam prontas para o início da temporada 2015.
 
“O que nós queremos que os pilotos façam é reduzir para uma determinada e bem conhecida velocidade no ponto relevante”, falou. “É uma coisa muito direta e fácil de fazer em uma pequena área. Você precisa pensar com cautela sobre o que o carro está fazendo no momento em que você envia essa mensagem”, continuou.
 
“Então você precisa alertar os pilotos sobre o que vai acontecer e aí tempo para os ajustes necessários”, concluiu.
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