Sargeant critica FIA por punição “estranha” na China: “Não sei por que não avisaram”

Punido por ultrapassar Nico Hülkenberg durante safety-car, Logan Sargeant admitiu que não percebeu que o alemão estava à frente e criticou a FIA por não lhe mandar devolver a posição enquanto o carro de segurança permaneceu na pista

Último colocado no GP da China, disputado no último fim de semana, Logan Sargeant ainda precisou encarar uma punição da FIA que acrescentou 10s ao seu tempo total de prova. Enquanto o safety-car estava na pista para permitir a remoção do carro de Valtteri Bottas de forma segura, o americano cruzou a linha de chegada e passou por Nico Hülkenberg, que deixava os boxes da Haas após trocar os pneus.

A questão, no entanto, foi que Hülkenberg chegou primeiro à linha do safety-car, que fica após o fim do pit-lane, por muito pouco. Como estava mais rápido, o piloto da Williams acabou passando direto, quando na verdade deveria devolver a posição — o primeiro a tocar a linha tem direito de estar à frente.

Como não cedeu o posto de volta ao alemão, Sargeant foi punido em 10s por uma ultrapassagem ilegal. Ainda que a punição não tenha afetado significativamente o resultado, Logan criticou a direção de prova da FIA e disse que poderia ter sido avisado ainda com o carro de segurança na pista. Assim, devolveria a colocação ao alemão e evitaria a investigação.

“Há uma pequena elevação ali, e acho que isso torna difícil de ver quando os carros estão separados por uma grande distância”, disse Sargeant. “Do meu lado, pensei que estivesse à frente. Nem achei que fosse tão apertado, então, para mim, não havia discussão. Foi estranho ouvir sobre isso no fim da corrida”, lamentou.

Sargeant segue zerado na temporada 2024, assim como a Williams (Foto: Williams)

“Não sei se há um jeito de a FIA nos dar algum feedback [durante a corrida]”, analisou. “Ficamos muito tempo sob safety-car, não sei por que eles simplesmente não me disseram para devolver a posição. Obviamente, eu teria feito se tivessem me falado. Até onde sabia, eu estava à frente”, pontuou.

Em um fim de semana no qual sofreu com a Williams do início ao fim, Sargeant chegou a largar do pit-lane após uma troca de acerto feita pela equipe inglesa. O americano até gostou do ritmo no início, mas as intervenções do safety-car bagunçaram a estratégia, o que resultou em um dos “piores” stints da carreira do piloto na reta final.

“Tive momentos bons e ruins. Acho que a largada de pneus macios foi boa e, quando colocamos os médios, estávamos em uma boa posição. Porém, seria melhor para nós não ter o safety-car, pois iríamos colocar um novo jogo de médios — o que seria muito melhor. Colocamos os duros e não consegui fazer [a temperatura] funcionar, o que imediatamente destruiu os dianteiros”, lamentou.

“Dali em diante, foi apenas um enorme sofrimento. Fiquei um pouco confuso com aquele último stint, foi provavelmente um dos piores que já tive. Veremos o que podemos fazer de melhor nas próximas”, finalizou Sargeant.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

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