Verstappen anula rivais e crava pole para sprint da F1 em Miami. Mercedes fracassa
No calor da sexta-feira do GP de Miami, Max Verstappen sobrou na hora da decisão e conseguiu o direito de pontear a corrida sprint do sábado. Mercedes sequer chegou à fase final
A classificação curta para o GP de Miami de Fórmula 1, realizada na tarde desta sexta-feira (3), apresentou o calor da Flórida para pilotos e equipes. Quem é que conseguiria lidar melhor com a situação climática de uma pista próxima aos 50°C no asfalto? A verdade é que, embora sofra com pneus médios e duros, a Red Bull ainda mostra sucesso com os macios. Max Verstappen fez dar certo e conquistou a pole-position para a corrida curta do sábado.
Mas Verstappen ainda não está satisfeito com o carro. Por isso é que, ao ser informado de que estava na pole, fez questionamento. “O que aconteceu com os outros? Minha volta foi péssima”, disse no rádio da Red Bull. De qualquer forma, o 1min27s641 foi o suficiente para a dianteira. O que o carro faz com outros pneus é conversa diferente.
A segunda posição ficou nas mãos de Charles Leclerc, que tirou bastante do carro da Ferrari mesmo sem praticamente ter andado nada no TL1: foi somente 0s108 mais lento. Sergio Pérez e Daniel Ricciardo terminaram na fila posterior, com Carlos Sainz, Oscar Piastri, Lance Stroll e Fernando Alonso na sequência. Líder no SQ1 e SQ2, Lando Norris terminou apenas na nona colocação, enquanto Nico Hülkenberg parte em décimo. Destaque da classificação foi da Mercedes, que fracassou de maneira retumbante. O fiasco foi ter os dois pilotos, George Russell e Lewis Hamilton, nessa ordem, eliminados na fase intermediária da atividade. Os dois largam, respectivamente, em 11º e 12º.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1, primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.
Confira como foi a classificação sprint do GP de Miami:
Se o fim de semana chegou com temor por perigo de chuva, isso não se mostrava no horário da classificação curta do fim de semana. Apesar de mais nuvens sob o sol de Miami, a temperatura ainda se acercava aos 30°C, com o asfalto somente pouco abaixo de 50°C, ainda em 48°C. O calor era real, mas o fim do treino livre mostrou que a pista evoluiu rapidamente e estava decentemente emborrachada. Contou ainda com a ajuda do treino livre da F1 Academy, realizado entre o TL e a classificação sprint da F1.
SQ1 – McLaren toda prosa e suspeitos de sempre eliminados
Sem tempo algum a perder numa atividade de voltas lançadas que tem metade do tempo da classificação oficial, a pista logo recebia pilotos. Charles Leclerc foi o primeiro a acelerar, uma vez que deu somente duas voltas completas no treino livre. O piloto monegasco rodou sozinho e viu a embreagem superaquecer em seguida, impedindo que retomasse do controle do carro.

As voltas velozes também passaram a ser registradas imediatamente. Leclerc deu um giro e voltou aos boxes sem ser competitivo, ainda mais fazer ajustes no carro. Mas Fernando Alonso virava tempo, bem como o companheiro Lance Stroll e a dupla da Sauber, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas.
Após cinco minutos, entretanto, o que mais tinha no traçado de rua de Miami era gente desafiando o relógio e dando volta rápida com pneus médios.
Quando passou, Max Verstappen assumiu a dianteira com o tempo de 1min28s601. Mas Oscar Piastri aparecia em segundo, melhor que Sergio Pérez e somente 0s038 mais lento que o tricampeão. A imagem da transmissão oficial da F1 mostrava que, ao passar na zebra, Alonso não evitou o muro e deu uma triscada considerável com o carro da Aston Martin.
A primeira reclamação no rádio foi de Kevin Magnussen, que entendeu ter sido bloqueado por um dos carros da Sauber na sequência das curvas 13, 14 e 15. Em seguida, outra reclamação contra piloto da Sauber, essa contra Valtteri Bottas. O finlandês entrou na curva enquanto Piastri passava mais veloz por ali e acabou colidindo. Nada drástico, mas uma colisão que fez Piastri pedir punição. Bottas, que tem um novo engenheiro de corridas em Miami, deu leve reclamada que o aviso veio “tarde demais”.

Enquanto isso, os pilotos da Ferrari davam voltas rápidas de verdade. Leclerc subiu ao terceiro posto, com Carlos Sainz na quinta colocação.
Com cronômetro zerado, Lando Norris subiu para a primeira colocação ao virar 1min27s939. E Piastri foi ao segundo posto com a McLaren. Alonso, Verstappen, Magnussen, Russell, Sainz, Leclerc, Pérez e Yuki Tsunoda fecharam o top-10. Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Lance Stroll, Esteban Ocon e Nico Hülkenberg também classificaram.
A lista de eliminados abriu com Pierre Gasly na 16ª colocação, após sambar e quase perder o carro na volta decisiva, seguido por Guanyu Zhou, Bottas, Logan Sargeant e Alexander Albon. Albon, aliás, chegou a marcar o 16º tempo na última tentativa, mas teve a volta cancelada por abusar dos limites da pista e parte mesmo na última posição.
Sargeant, que vive a possibilidade de demissão em prol de Andrea Kimi Antonelli na Williams após Miami, terminou reclamando consigo próprio no rádio.

SQ2 – Mercedes vive desastre e vê Russell e Hamilton eliminados juntos
Mais uma vez, nenhum motivo para esperar: pilotos na pista imediatamente para os oito minutos da fase intermediária da classificação curta. A dupla da Haas saiu na frente e deu as primeiras duas voltas, mas Pérez foi na cola, andou rápido e assumiu a dianteira. A pista enchia. Líder do SQ1, Norris voltou ao topo da tabela a anotar 1min27s597. Leclerc pulou para o terceiro lugar e Ricciardo, para o quarto. O australiano, porém, avisava no rádio da RB que bateu o carro na curva 16 e pediu para avaliar se havia danos.
A verdade é que a segunda parte da atividade foi bem mais calma. Só que, com menos de um minuto para o fim, Verstappen ainda não tinha volta rápida e Hamilton estava na lista de eliminados, com Russell bem na beirada. Quando Verstappen passou com a quarta colocação, empurrou George para entre os eliminados. A Mercedes conseguiria responder?
Na volta decisiva, Hamilton avisou que tocou o muro e não saiu da 12ª colocação. Faltava Russell, que também não melhorou e ficou em 11º. Trocando em miúdos, os dois pilotos da Mercedes foram eliminados no SQ2 juntos. Ocon, em 13º, seguido por Magnussen e Tsunoda também foram eliminados. Norris terminou realmente como o líder, ao passo que Pérez ficou na segunda posição. Leclerc, Verstappen, Ricciardo, Piastri, Alonso, Sainz, Stroll e Hülkenberg completaram a lista dos classificados para a fase final.

SQ3 – Verstappen põe coisas no lugar e conquista pole da sprint
Antes do começo da briga pela pole, a direção de prova anunciava que alguns pilotos, incluindo Pérez e Piastri seriam investigados por “não seguirem as instruções do diretor de corrida”.
Sem intenção de gastar pneu macio a mais que o necessário, visto que a classificação oficial do sábado vem por aí, todo mundo deixou para dar apenas uma volta veloz. Verstappen chegou até a lanhar o muro, mas rodou em 1min27s641.
Leclerc foi ao segundo posto, 0s108 mais lento, mas ninguém superava. A grande expectativa estava nos carros da McLaren, sobretudo em Norris, mas o inglês terminou em nono. Foi o pior entre os que deram volta rápida, algo que Hülkenberg sequer fez. Piastri ainda virou o sexto posto, mas longo do que se imaginava.
Entre Leclerc e Piastri, ficaram Pérez, Ricciardo e Sainz. Stroll e Alonso vieram entre Piastri e Norris.
Max ficou bastante surpreso ao ser informado da pole. “O que aconteceu com os outros? Minha volta foi péssima”, falou. Mas esse é o estado natural das coisas no momento: domínio que subverte e sensação dos pilotos. Verstappen sai na frente, pois, após Norris ter sido pole nas últimas duas corridas sprint.
Fórmula 1 2024, GP de Miami, classificação da corrida sprint:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT Honda | 1:27.641 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:27.749 | +0.108 |
3 | S PÉREZ | Red Bull RBPT Honda | 1:27.876 | +0.235 |
4 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:28.044 | +0.403 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:28.103 | +0.462 |
6 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:28.161 | +0.520 |
7 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:28.375 | +0.734 |
8 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:28.419 | +0.778 |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:28.472 | +0.831 |
10 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:28.476 | +0.835 |
11 | G RUSSELL | Mercedes | 1:28.343 | +0.467 |
12 | L HAMILTON | Mercedes | 1:28.371 | +0.622 |
13 | E OCON | Alpine | 1:28.379 | +0.218 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:28.614 | +0.973 |
15 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:28.736 | +1.095 |
16 | P GASLY | Alpine | 1:29.185 | +1.544 |
17 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:29.267 | +1.626 |
18 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:29.360 | +1.719 |
19 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:29.551 | +1.910 |
20 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:29.858 | +2.217 |
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