Sargeant revela problema eletrônico durante GP do Bahrein: “Volante agia sozinho”

Logan Sargeant viu qualquer chance de uma recuperação se esvair no GP do Bahrein ao sofrer com problemas eletrônicos no carro. Segundo o americano, o volante passou a tomar decisões sozinho, o que o jogou para a última posição

Enquanto buscava se recuperar no GP do Bahrein, realizado no último sábado (2), depois de largar em 18º, Logan Sargeant foi surpreendido por um problema eletrônico que acabou completamente com suas esperanças de buscar um bom resultado na rodada de estreia da Fórmula 1 em 2024. Andando em 13º, o americano viu o volante alterar o balanço dos freios sozinho e foi parar fora da pista, arruinando completamente a prova.

Sargeant precisou voltar aos boxes para trocar o volante e não voltou a sofrer com o problema, mas já havia perdido muito tempo e não conseguiu mais sair da última posição. No fim, terminou duas voltas atrás do vencedor, Max Verstappen.

“Tivemos alguns problemas eletrônicos na classificação e na corrida, e precisamos entender a raiz disso”, disse Sargeant. “Achávamos que estivesse consertado, mas obviamente voltou. Não aconteceu de novo depois que trocamos o volante, então talvez tenha algo ali. Precisamos entender a causa e não deixar que aconteça de novo”, pontuou.

Vale destacar que a Williams adotou um novo design para os volantes em 2024, se tornando a última equipe a inserir o painel de LED no próprio item. No entanto, Sargeant preferiu não apontar o motivo dos problemas até que o time tenha certeza do que aconteceu.

Logan Sargeant terminou na última posição, duas voltas atrás do líder (Foto: Williams)

“[O volante] estava simplesmente fazendo coisas sozinho, sem que eu pedisse. Então, não entendi, mas percebi que a corrida tinha acabado. Não quero afirmar nada até saber exatamente o que aconteceu”, explicou.

Além do problema no volante, Sargeant admitiu dificuldades com o equilíbrio do carro ao longo da corrida, algo que não tinha aparecido durante os testes anteriores da Williams em ritmo de prova. Depois de sofrer com a pane, o americano voltou em último e precisou deixar vários outros carros passarem, o que tornou impossível a retomada do ritmo durante a disputa.

“O equilíbrio [do carro] não estava bom como nos testes de jornadas longas que fizemos na pré-temporada e no TL2, então sofri para colocá-lo na janela certa. Mas não é nada que não possamos consertar, são coisas pequenas, como não ter a asa dianteira onde queremos para diferentes tipos de pneus”, analisou.

Volante de Sargeant começou a agir sozinho durante a corrida (Foto: AFP)

“Então, temos algo a fazer ali. Foi complicado não conseguir entrar no ritmo, recebi muitas bandeiras azuis, e ficar deixando as pessoas passarem simplesmente bagunça tudo”, finalizou.

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua nesta semana, entre a quinta-feira (7) e o sábado (9), com o GP da Arábia Saudita, em Jedá. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.