Mario Andretti se diz “devastado” e lamenta rejeição da Fórmula 1: “Sem palavras”

Mario Andretti, campeão da temoprada 1978, foi pego de surpresa e ficou “sem palavras” ao saber que o projeto de seu filho teve as portas fechadas na Fórmula 1

O Liberty Media, grupo detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, confirmou na tarde desta quarta-feira (31) que a Andretti não vai compor o grid da principal categoria do esporte a motor nos próximos anos. Mario Andretti, campeão no certame em 1978 e pai de Michael — um dos idealizadores do projeto —, lamentou a rejeição e afirmou não ter palavras para descrever seus sentimentos diante do ocorrido.

O desejo de entrar na F1 é antigo para a Andretti. A FIA anunciou, no fim de 2022, que abriria um processo seletivo para identificar equipes que desejam participar da Fórmula 1 a partir de 2025. Em resposta, a Andretti firmou uma parceria com a General Motors para criar uma nova equipe na Fórmula 1 com a marca Cadillac. Assim, acabou recebendo o sinal verde da entidade. Porém, ainda era preciso uma aprovação da categoria.

Contudo, sem maiores avisos de que o anúncio estava próximo, a Fórmula 1 soltou a explicação com prós e contras e os motivos para rejeitar a nova equipe. Assim, fechou as portas para a companhia de Michael Andretti.

Dentre as inúmeras justificativas citadas, a categoria reforçou que a Andretti mostrou indícios de que se mostraria “competitiva” e, por isso, “não agrega valor ao campeonato”. Ao saber da decisão, Mario Andretti utilizou o perfil nas redes sociais para mostrar seu espanto.

Michael Andretti não estará na F1 em 2025 (Foto: Indycar)

“Estou devastado. Não direi mais nada porque não consigo encontrar outras palavras além de devastado”, concluiu o campeão de 1978.

No começo desta semana a Andretti revelou que estava preparando um carro de F1 dentro das regras vigentes para ser desenvolvido em túnel de vento – ainda que estivesse aguardando o sinal verde da F1, que não veio. Desde outubro do ano passado, o time americano usa as instalações da Toyota em Colônia e já preparava um programa de testes completo para 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.