Webber elogia “talento muito especial” de Piastri e vê Austrália “em boas mãos” na F1
Responsável por gerenciar a carreira de Oscar Piastri desde 2020, Mark Webber elogiou as qualidades do australiano e comemorou o bom início de carreira do pupilo na Fórmula 1
Após completar 13 temporadas na Fórmula 1 e acumular passagens por equipes como Minardi, Jaguar, Williams e Red Bull, Mark Webber agora é o responsável por gerenciar a carreira de um dos pilotos mais promissores do atual grid: Oscar Piastri. De acordo com o australiano mais experiente, o jovem pupilo conta com “um talento muito especial” e, além disso, sabe o que pretende alcançar nos próximos anos.
O dono do MCL38 #81 está apenas em sua segunda temporada na classe rainha e já mostrou as credenciais. Apesar dos altos e baixos por causa do processo de adaptação, o companheiro de Lando Norris precisou de apenas 35 corridas para subir no degrau mais alto do pódio, no GP da Hungria, quando superou o colega de garagem logo na largada. O piloto da McLaren somou 167 pontos até aqui e ocupa a quarta posição no Mundial de Pilotos, 110 tentos atrás de Max Verstappen, líder da competição.
As boas performances chamaram a atenção até mesmo de Flavio Briatore, ex-empresário de Webber na F1, que disse que o australiano de 23 anos tem potencial para se tornar “futuro campeão mundial”. Mark, por sua vez, elogiou muito o pupilo e comentou um pouco sobre como tem sido lidar com ele desde o início de 2020.
“Tem sido muito agradável trabalhar mais de perto com ele, que é obviamente um talento muito especial. Ele sabe o que é certo para o futuro, para continuar liberando todo esse talento”, começou o ex-companheiro de Sebastian Vettel em entrevista ao portal Planet F1. “Potencial é uma palavra que odeio. Potencial pode significar qualquer coisa, mas ele sabe que ações falam mais do que palavras e é assim que ele trabalha”, continuou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Russell pega carona em evolução da Mercedes e mira posição de liderança na F1 2025
“Oscar teve um começo muito, muito especial de carreira. Ele já possui muita experiência naquelas duas ou três primeiras filas [do grid de largada], especialmente se considerarmos o quão sensíveis os carros são agora e quão próximos todos estão, o que é realmente um crédito para ele, que conseguiu se manter por lá semana após semana”, acrescentou Webber.
Nascido longe da Europa, Piastri teve de trilhar um caminho mais longo e árduo para conquistar um espaço no competitivo mundo do automobilismo. No entanto, o empresário do #81 lembrou que a Austrália possui uma paixão antiga pela F1, que começou há muitas décadas, e que isso serve de combustível para quem pretende começar no esporte — embora nem todos alcancem o sonho.
“Acho que isso vem desde a época de Jack Brabham“, disse Webber. “Brabham foi o original, ele nos mostrou o caminho, e de mais de uma maneira. Mas olha, geograficamente é muito, muito difícil, então quando chegamos aqui, temos de fazer acontecer. É um longo caminho a percorrer, então queremos fazer dar certo”, apontou.
“Estamos falando sobre os pilotos que conseguiram, mas muitos não conseguiram. Mas o esporte e a Fórmula 1, temos uma das melhores corridas do mundo. Os australianos adoram o automobilismo, eles acompanham a Fórmula 1, mesmo que a diferença de fuso horário às vezes possa ser um desafio”, lembrou Webber, que ainda falou dos últimos australianos a competirem na categoria e da esperança de ver novos pilotos do país no futuro.
“Estamos em boas mãos para o futuro, obviamente. Oscar está apenas começando a carreira, o que é incrível. Mas, sim, Daniel [Ricciardo] e eu, e, AJ [Alan Jones], então não há muitos caras que venceram nesse nível. Então, espero que no futuro, possamos continuar contribuindo para o esporte”, finalizou.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.