Webber elogia vitória “de classe mundial” de Piastri no Azerbaijão: “Consistente e rápido”
Empresário de Oscar Piastri, Mark Webber elogiou a postura adotada pelo piloto da McLaren durante o GP do Azerbaijão para conseguir superar o "absolutamente mágico" Charles Leclerc nas ruas de Baku
Ex-piloto de Fórmula 1 e empresário de Oscar Piastri desde 2020, Mark Webber rasgou elogios ao pupilo e ao “trabalho extraordinário” que a McLaren vem desenvolvendo ao longo da temporada 2024. O australiano de 48 anos também não poupou boas palavras ao mencionar Charles Leclerc, e disse que a vitória do #81 contra o monegasco no GP do Azerbaijão foi de “classe mundial”.
Depois de largar da segunda posição e conseguir se defender de um impetuoso Sergio Pérez, Piastri foi ousado e agressivo ao aproveitar a brecha deixada pelo #16 da Ferrari na curva 1 e assumir a liderança da prova em Baku no 20º giro. Em seguida, soube administrar bem os pneus e controlar o adversário para cruzar a linha de chegada em primeiro pela segunda vez na categoria principal do automobilismo.
Para Webber, no entanto, as ótimas performances do companheiro de Lando Norris não começaram agora, mas, sim, há algum tempo. Como exemplo, o ex-Red Bull citou o GP da Arábia Saudita, no início de março, quando a McLaren ainda estava longe de ter o desempenho que tem agora e mesmo assim Oscar conseguiu terminar na quarta posição, ficando atrás apenas de Max Verstappen, Pérez e Leclerc, respectivamente.
“As pessoas esquecem que ele teve uma performance incrível na Arábia Saudita. No início da temporada, houve algumas corridas um pouco difíceis, como no Japão, e ele não teve as atualizações em Miami“, começou o empresário em entrevista à Sky Sports. “Desde então, ele se tornou um dos pilotos que mais marcaram pontos — se não o que mais marcou. Ele fez um trabalho extraordinário, é claro, assim como Lando e toda a McLaren”, continuou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto impressiona em teste e faz McLaren aceitar só 2 anos de empréstimo para Sauber
A primeira vitória de Oscar na F1 foi há dois meses, no GP da Hungria. Lá, o jovem australiano superou Norris logo na largada e quase ficou sem o triunfo por causa de uma trapalhada do time de Woking na hora das paradas nos boxes. Mesmo sendo um momento tão especial na carreira, ficou um certo anticlímax por causa da ordem de equipe que mandou os pilotos inverterem as posições.
“Acho que as duas vitórias foram muito especiais para ele, obviamente, mas fazer o que fez em Baku foi impressionante”, apontou Webber. “Perseguiu Charles durante o primeiro stint, mas depois de algumas voltas, já estava um pouco longe. A equipe o manteve na pista um pouco mais do que gostaria e, por isso, acabou ficando exposto ao ataque de Pérez. Mas ele trabalhou duro para conseguir a vitória”, lembrou.
“Ser capaz de vencer uma corrida em um lugar como este, sendo cuidadoso, atacando e depois liderando como fez, foi nada menos que de classe mundial. Foi um desempenho verdadeiramente notável”, comemorou. “Ele tem sido muito consistente, muito rápido em todas as condições e penso que aquelas foram as melhores voltas que já fez: sob pressão, defensivo, muito decisivo na própria jogada e contra um piloto incrível. Charles, no Azerbaijão, é absolutamente mágico, então vencê-lo aqui não é pouca coisa”, finalizou Webber.
A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.