Matemática do título: como Verstappen pode ser campeão da F1 2022 já em Singapura

Verstappen chega para GP em Marina Bay com 1º match-point. Confira como o holandês pode ser coroado, oficialmente, campeão da temporada de 2022 da Fórmula 1 já na próxima etapa do Mundial

Max Verstappen pode se tornar, ao lado de Nigel Mansell, o segundo campeão mais precoce de uma temporada da Fórmula 1 na história. Para isso acontecer, o holandês tem que garantir o bi no GP de Singapura, próxima etapa de 2022 da principal categoria de automobilismo do mundo. E, matematicamente falando, isso pode ser possível de três maneiras diferentes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No GP da Itália, o atual campeão mundial conquistou sua quinta vitória consecutiva em 2022 — a 11º em 16 corridas do calendário. A diferença para o segundo colocado no Mundial de Pilotos, Charles Leclerc, já é de 116 pontos. Faltam seis etapas para o fim da atual temporada da F1.

Mais uma vez: o bicampeonato de Verstappen deixou de ser uma questão de “se”: só resta saber quando o piloto da Red Bull vai oficializar a conquista. Para Marina Bay ficar eternizada como palco do título de 2022, o holandês precisa obrigatoriamente vencer. O 2º lugar não basta e leva a disputa para o Japão. A partir disto, Verstappen pode ser campeão com três cenários distintos.

Max Verstappen comemorando a vitória em Monza (Foto: Red Bull Content Pool)

Antes de irmos às contas, vale lembrar que, além de Leclerc, Sergio Pérez, George Russell e Carlos Sainz ainda têm chances matemáticas de conquista — mesmo que não sejam realistas. Para o espanhol da Ferrari ser campeão, é necessário um verdadeiro milagre, por exemplo.

Isso porque a distância entre Sainz e Verstappen está em 148 atualmente (335 x 187). 164 pontos ainda estão em disputa na F1 2022. Ou seja: o espanhol precisa ser perfeito e não pode ver o holandês somar 16 pontos ou mais até o fim da temporada.

LEIA TAMBÉM
+ Verstappen abre 116 pontos e sai da Itália com 1º match-point. Confira classificação

O caso de Russell é menos dramático, ainda que tão impossível quanto. O britânico da Mercedes não será levado em conta nos cenários por outro motivo: Verstappen só pode ser campeão em Singapura se vencer — e, com o holandês atingindo tal pontuação, Russell permanece vivo na disputa somente com triunfo também, o que é evidentemente impossível.

Dito isso, vamos lá. Verstappen torna-se bicampeão mundial de Fórmula 1 em Marina Bay se:

Cenário 1 -> Vencer e fazer a volta mais rápida da corrida; Leclerc ser no máximo 8º; Pérez ser 4º ou pior.

Cenário 2 -> Vencer; se Leclerc fizer a volta mais rápida da corrida, precisa ser no máximo 9º; Pérez ser 4º ou pior.

Cenário 3 -> Vencer; se Leclerc não fizer a volta mais rápida da corrida, precisa ser no máximo 8º; Pérez ser 4º ou pior.

Quando Verstappen pode, oficialmente, conquistar a F1 2022?

CORRIDAPONTOS DE VANTAGEM NECESSÁRIOS
GP de Singapura138
GP do Japão112
GP dos Estados Unidos86
GP do México60
GP do Brasil26
GP de Abu Dhabi1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.