Matemática do título: quando Verstappen pode, oficialmente, conquistar a F1 2022?

Quando que piloto holandês pode, de fato, começar a comemorar bicampeonato? Matematicamente falando, cenário passa a ser possível já a partir do GP de Singapura

F1 2022: VERSTAPPEN VENCE NA HOLANDA. HAMILTON PISTOLA. DRUGOVICH PERTO DO TÍTULO | Briefing

O bicampeonato de Max Verstappen em 2022 deixou de ser uma questão de “se” e passou a ser “quando”. O holandês domina a atual temporada da Fórmula 1 e ainda conta com uma ‘ajudinha’ da Ferrari, supostamente principal rival e ameaça para os planos do piloto da Red Bull.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fato é que Verstappen não deixa margem para dúvidas. No GP da Holanda, o piloto da casa conquistou sua quarta vitória consecutiva em 2022 — a 10º em 15 corridas do calendário. A diferença para Charles Leclerc no Mundial de Pilotos já é de 109 pontos.

O domínio do holandês é tamanho que o chefe da Mercedes, Toto Wolff, sugeriu que Verstappen pudesse ser oficialmente coroado como campeão da F1 2022 já em Monza, palco do GP da Itália, etapa deste fim de semana da categoria. No entanto, matematicamente falando, tal cenário é impossível. Vamos às contas.

Max Verstappen venceu novamente em casa, no último domingo (Foto: Red Bull Content Pool)

No melhor cenário possível para o holandês, Verstappen precisaria vencer o GP da Itália e fazer a volta mais rápida da corrida, somando mais 26 pontos para a conta — ao passo em que Leclerc e Sergio Pérez, empatados na tabela, necessitariam então zerar. Assim, a diferença entre as partes no Mundial de Pilotos seria de 135 pontos — com ainda 164 em disputa.

Matematicamente falando, pois, dá para Verstappen ser campeão da temporada de 2022 já em Singapura. Para isso acontecer, ao fim da disputa em Marina Bay, o holandês precisa ter 138 pontos de vantagem na tabela do Mundial. O cenário mais provável de acontecer, entretanto, é de conquista do piloto da Red Bull no Japão.

Como Leclerc e Pérez podem chegar ao máximo de 391 pontos (somam 201 atualmente, e 190 ainda estão em disputa), Verstappen já tem 310 e precisa ‘somente’ somar mais 81 para ser coroado campeão, independentemente do que aconteça.

Quando Verstappen pode, oficialmente, conquistar a F1 2022?

CORRIDAPONTOS DE VANTAGEM NECESSÁRIOS
GP da ItáliaSem possibilidade de conquista ao fim da disputa em Monza
GP de Singapura138
GP do Japão112
GP dos Estados Unidos86
GP do México60
GP do Brasil26
GP de Abu Dhabi1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.