Verstappen apaga preocupações e conquista pole do GP de Abu Dhabi. Hamilton cai no Q2
Max Verstappen enganou todo mundo! Após as preocupações ds treinos livres, o tricampeão engoliu a concorrência ficou com a pole em Abu Dhabi
Extra! Extra! 11 pessoas enganadas! Quem conhece a frase, corriqueira da cultura popular brasileira por conta da série mexicana ‘Chaves’, provavelmente pensou nela ao notar como se desenrolava a classificação que formou grid de largada para o GP de Abu Dhabi, na manhã deste sábado (25). Depois de todas as dificuldades e reclamações dos treinos livres, Max Verstappen novamente colocou todo mundo no chinelo e conquistou a última pole-position da temporada 2023 da Fórmula 1.
Logo no Q1 já ficou claro que Verstappen sobrava para os demais. Tanto é que, no fim das contas, no Q3, os rivais sequer usaram pneus novos para a primeira volta. Era melhor aceitar a derrota e poupar para a corrida. Desta feita, Verstappen garantiu a 32ª pole da carreira na F1 e 11ª em 2023.
Charles Leclerc é quem larga ao lado de Verstappen na primeira fila, após terminar 0s139 atrás do pole e furar o que parecia uma força superior de Red Bull e McLaren.
Oscar Piastri e George Russell formam a segunda fila, enquanto Lando Norris e Yuki Tsunoda largam na terceira. Sergio Pérez estaria entre os primeiros colocados, mas teve a última volta rápida deletada por desrespeitar os limites da pista e caiu para nono. Fernando Alonso e Nico Hülkenberg ainda aparecem na frente dele, com Pierre Gasly em décimo.
Lewis Hamilton voltou a ser eliminado antes do Q3 e larga apenas na 11ª colocação. É a primeira vez desde 2014 que fica fora da fase final da classificação em duas etapas seguidas. Carlos Sainz caiu ainda antes, no Q1, e larga somente no 16º posto com a Ferrari.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está programada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.
Confira como foi a classificação:
Hora de classificar e formar o grid para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O sol terminava de cair quando o relógio dos Emirados Árabes apontou 18h (11de Brasília, GMT-3).
Os termômetros, por sua vez, mostravam 27°C de temperatura ambiente e 33°C no asfalto, cerca de 10°C ao menos que no última treino livre.
As condições noturnas em Abu Dhabi eram tanto quanto misteriosas para o sábado, uma vez que, na sexta-feira, os acidentes de Carlos Sainz e Nico Hülkenberg fizeram com que 35 dos 60 minutos acontecessem sem bandeira verde na pista. Charles Leclerc liderou, mas o quão real foi o resultado estava em dúvida.
Q1 – Choque! Sainz é eliminado com Ferrari. Verstappen lidera
Quando o pit-lane abriu e o cronômetro começou a contar os 18 minutos de Q1, porém, ninguém se interessou em sair ao traçado. Simplesmente, não havia viva alma que quisesse pegar a pista naqueles minutos iniciais. Desta feita, os pilotos continuavam de capacete e dentro do cockpit, mas sem que saíssem da garagem.
Somente após quatro minutos é que o movimento saiu de zero. Max Verstappen, inclusive, deixou a garagem. O tricampeão mundial ainda não mostrara a força do resto do ano em Abu Dhabi, com direito a reclamações constantes nos treinos livres e distância considerável para os líderes. Com tudo isso, até o piloto de desenvolvimento da Red Bull e campeão da Fórmula E, Jake Dennis, foi flagrado ajudando os mecânicos com o carro após o TL3.
A primeira volta rápida veio das mãos de Logan Sargeant, mas o americano teve o tempo deletado por conta dos limites da pista. Max, oficialmente, ficou com a volta veloz inicial. A pista, à essa altura, já estava lotada.
Conforme a rodada de voltas rápidas continuava, Verstappen se mantinha na dianteira com 1min24s160, enquanto Lando Norris aparecia na segunda colocação e Leclerc era o terceiro. Lewis Hamilton não conseguia tirar grande coisa da Mercedes e aparecia em 13º entre os 18 que haviam anotado tempo.
Não que os outros três estivessem nos boxes: Sargeant, Guanyu Zhou e Nico Hülkenberg tiveram voltas deletadas.
A preparação para a última sequência de voltas rápidas viu todo mundo entrar nos boxes com sete minutos restantes no Q1. Mas a Williams quis jogar outro jogo, chamou Alexander Albon um pouco antes e soltou na pista vazia. Naquela altura, o tailandês ocupava a quarta colocação. Sargeant, que precisava do tempo, fez o mesmo em seguida.
Ao menos quando passaram, cumpriram bem o objetivo: Logan foi para o quarto posto, com Albon em segundo. Mas a notícia chegou depois: novamente, Sargeant passou fora da pista e teve a volta deletada.
O restante da fila aparecia na sequência, portanto. E com a lembrança da ordem expedida pela direção de prova no sábado: não era permitido ultrapassar na procissão da saída do pit-lane. “Isso está desnecessariamente lento, não?”, questionou Verstappen, após a série de ultrapassagens que deu ao longo da fila no TL2.
Conforme os pilotos abriam volta, estava evidente que a pista estava bem mais aderente e melhor para dar voltas lançadas. Mas ninguém superou Verstappen, na frente com 1min24s160. O último a completar volta rápida foi Sergio Pérez, que estava na 16ª colocação, e fez o suficiente para ir ao segundo posto.
Com a saída da rabeira, Pérez empurrou Carlos Sainz para a zona de eliminação. “Tanto tráfego na minha frente”, lamentou Sainz. De fato, o ferrarista pegou Pierre Gasly à frente e acabou sem melhorar a volta. Eliminação chocante, mesmo com o pouco tempo de pista de Sainz por conta do acidente do dia anterior.
Além de Verstappen e Pérez, o top-10 do Q1 teve Yuki Tsunoda, Albon, George Russell, Norris, Lance Stroll, Hülkenberg, Lewis Hamilton e Leclerc. Os eliminados, nesta ordem, foram Sainz, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas, Zhou e Sargeant, sem tempo.
Q2 – Hamilton volta a ser eliminado antes da hora. Verstappen termina na frente
Da mesma forma que no Q1, a expectativa na garagem deu lugar à pista lotando como num passe de mágica. E uma vez mais foi Verstappen quem comandou o pelotão de saída, conseguindo descer para a casa de 1min23s. A verdade que se apresentava era que, apesar das dificuldades dos treinos livres, a Red Bull tinha vantagem.
Verstappen tinha 1min23s740 e vantagem de 0s180 para Norris, enquanto Sergio Pérez se lançava em 1min24s1. Daí para trás, ninguém mais conseguia entrar no mesmo 0s5, mas Piastri era quem ficava com a quarta colocação. Com isso, Red Bull e McLaren distanciavam um pouco mais de Mercedes e Ferrari.
O único que ainda não tinha volta rápida registrada era Hülkenberg. Assim como na primeira tentativa do Q1, o alemão entrou agressivo demais numa das curvas e teve a volta deletada por conta dos limites de pista.
Novamente, conforme os pilotos começavam a voltar para a pista em busca da última volta no Q2, a Williams soltava Albon. Foi o suficiente para pular ao quinto posto.
Restava torcer para ficar entre os dez, porque outros 13 ainda fariam outra tentativa.
Assim como Albon, Verstappen estava na garagem conforme a pista esquentou com a tentativa derradeira. A Red Bull entendia que o tricampeão já tinha o suficiente para avançar.
Com a pista melhorando dramaticamente, ficou claro que Albon seria eliminado. Um a um, os oponentes batiam o tempo. Mas ninguém superou Verstappen, que terminou o Q2 ainda na liderança.
A dupla da Mercedes tinha de mostrar serviço. Hamilton virou o suficiente para ficar no décimo posto, mas estava a perigo: qualquer um que melhorasse o tempo atrás dele, eliminava o heptacampeão. E a queda veio justamente com Russell, que foi 0s4 mais veloz e entrou confortavelmente.
“Há algo de errado com esse carro, cara”, lamentou.
Hamilton, assim, ficou com o 11º posto. Atrás dele, Esteban Ocon, Stroll, Albon e Daniel Ricciardo eram os outros eliminados.
Enquanto isso, o top-10 que listava classificados ao Q3 pintava separado por 0s538 e era formado por Verstappen, Norris, Leclerc, Russell, Gasly, Pérez, Alonso, Tsunoda, Hülkenberg e Piastri. Somente Red Bull e McLaren avançaram com os dois carros.
Q3 – Sem chances! Verstappen domina e conquista pole em Abu Dhabi
A fase final da classificação já começou dando o gostinho do que seria: domínio de Verstappen. E isso antes mesmo de voltas rápidas. Apenas o tricampeão mundial entrou na pista com pneus macios novos, enquanto todos os outros arriscaram começar com pneus usados e guardar um jogo para a corrida.
Quando completaram a volta, ficou claro. Verstappen andou em 1min23s445 e colocou 0s371 em Norris, no segundo lugar. Piastri vinha na terceira posição, ainda melhor que Pérez. Aliás, ‘Checo’ afirmou que a situação era de “terrível dirigibilidade”. Red Bull e McLaren realmente apareciam na frente.
Na segunda tentativa de cada um, embora a briga tenha sido boa, foi mesmo uma briga pelo segundo lugar. Verstappen foi embora com mais uma pole, enquanto Leclerc ficou com a outra vaga da primeira fila. Pérez chegou a aparecer por ali, mas teve a volta deletada por conta dos limites de pista. Um feito de Leclerc, desbancar carros claramente melhores. Verstappen, uma vez mais, vai largar na frente em 2023.
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F1 2023, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Grid de Largada:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:23.445 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:23.584 | +0.139 |
3 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:23.782 | +0.337 |
4 | G RUSSELL | Mercedes | 1:23.788 | +0.343 |
5 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:23.816 | +0.371 |
6 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:23.968 | +0.523 |
7 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:24.084 | +0.639 |
8 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:24.108 | +0.663 |
9 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:24.171 | +0.726 |
10 | P GASLY | Alpine | 1:24.548 | +1.103 |
11 | L HAMILTON | Mercedes | 1:24.359 | +0.914 |
12 | E OCON | Alpine | 1:24.391 | +0.946 |
13 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:24.422 | +0.977 |
14 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:24.439 | +0.994 |
15 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda | 1:29.442 | +5.997 |
16 | C SAINZ | Ferrari | 1:24.738 | +1.293 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:24.764 | +1.319 |
18 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:24.788 | +1.343 |
19 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:25.159 | +1.714 |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | — | — |