Verstappen celebra “estatística especial” ao igualar recorde de “incrível” Senna

Max Verstappen desbancou o favoritismo da Ferrari e da McLaren e cravou a pole para o GP da Emília-Romanha. Com isso, larga em primeiro pela oitava vez seguida

Max Verstappen marcou a oitava pole consecutiva na Fórmula 1 durante a classificação para o GP da Emília-Romanha e igualou um recorde histórico de Ayrton Senna. Após a acirrada sessão que definiu o grid de largada da corrida em Ímola, o tricampeão celebrou o fato de ter alcançado uma “estatística muito especial”.

Apesar das dificuldades da Red Bull ao longo do fim de semana em Ímola, Verstappen segue imparável nas classificações e ficou com a pole-position em todas as sete etapas de 2024. A outra foi conquistada durante a passagem da F1 por Abu Dhabi, no fim da temporada passada.

Já o recorde de Senna foi estabelecido entre os GPs da Espanha de 1988 e o GP dos Estados Unidos de 1989. Na ocasião, Senna vivia o auge da rivalidade contra Alain Prost, dividindo os boxes com o francês e construindo a era de maior domínio da McLaren na categoria.

E foi justamente Prost que interrompeu a sequência de Ayrton. No GP do Canadá de 1989, Senna ficou a 0s076 da melhor volta na classificação, tendo de se contentar com o segundo lugar.

Max Verstappen marcou a 39ª pole da carreira (Foto: Red Bull Content Pool)

Ao ser informado do novo feito, Verstappen elogiou Ayrton como piloto e disse que alcançar uma estatística como essa é algo “muito especial”.

“É uma estatística muito especial, ainda mais considerando que recentemente completou 30 anos da morte de Ayrton [Senna]. Então estou feliz de ter a pole aqui, de qualquer forma, é uma boa memória de um cara excepcional principalmente em classificação. Então é um dia ótimo para mim e para a equipe, estou muito feliz”, finalizou Verstappen.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.