Verstappen chega a 51 vitórias e divide 4º lugar com Prost em ranking da Fórmula 1

Max Verstappen venceu o GP da Cidade do México e empatou em número de vitórias com Alain Prost. Agora, está atrás apenas de Sebastian Vettel, Michael Schumacher e Lewis Hamilton

Em 51 vezes na história da Fórmula 1, Max Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro. A última foi no domingo, no GP da Cidade do México, vitória que o deixou empatado com um dos maiores gênios do esporte: Alain Prost.

Por muito tempo, Prost foi o recordista absoluto de vitórias na categoria. O primeiro a igualar sua marca foi Michael Schumacher, ao vencer o GP da Hungria de 2001. Depois, Lewis Hamilton chegou ao mítico número em 2016, também no México. Por fim, Sebastian Vettel venceu a sua 51ª na F1 em 2018, na Inglaterra.

Verstappen precisou de 182 corridas para alcançar o feito de Prost, um aproveitamento de 28.02% e que o coloca em quarto no ranking histórico de vitórias na F1 com tempo de sobra para perseguir os demais que estão à sua frente. O seguinte, aliás, pode vir em Las Vegas: Vettel subiu ao degrau mais alto do pódio mais duas vezes após igualar Prost, fechando a carreira na F1 com 53 vitórias.

Alain Prost estreou na Fórmula 1 em 1980 e tornou-se um dos maiores pilotos da história (Foto: AFP)

Schumacher é o segundo colocado, com 91, número que só foi superado por um piloto na história: Hamilton, dono de 103 vitórias na história da Fórmula 1 — a última em Abu Dhabi, 2021.

Atrás de Verstappen está Ayrton Senna. Foram 41 vitórias do brasileiro de Portugal, em 1985, até Austrália, em 1993. Fernando Alonso vem na sequência, com 32 triunfos, um a mais que Nigel Mansell. Jackie Stewart, por sua vez, venceu 27 vezes, enquanto Jim Clark e Niki Lauda dividem o nono posto, com 25 cada. Juan Manuel Fangio fecha o top-10, com 24 vitórias.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 3 e 5 de novembro, com o GP de São Paulo, em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ e com equipe cheia.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.