Verstappen controla distância para Leclerc e vence corrida sprint em Miami

Max Verstappen teve a corrida sprint nas mãos neste sábado (4), em Miami. Charles Leclerc e Sergio Pérez completaram o top-3

Max Verstappen anotou mais uma vitória em corrida sprint na Fórmula 1, dessa vez em Miami, neste sábado (4). O neerlandês comandou o pelotão e precisou apenas controlar uma distância suficiente para impedir a aproximação de Charles Leclerc ao longo da prova. Sergio Pérez ficou em terceiro.

A corrida, aliás, foi bastante movimentada do top-3 para baixo, com destaque para o pega entre Daniel Ricciardo e Carlos Sainz pela quarta posição e a batalha entre Lewis Hamilton e Kevin Magnussen pela zona de pontos, que rendeu nada menos que quatro punições ao piloto da Haas. No início, logo após a largada, ainda teve intervenção do safety-car por conta de incidente envolvendo a dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, e Lando Norris, que acabou levando a pior.

Relacionadas


Ricciardo, que conseguiu o quarto tempo no grid, segurou o posto no braço, com o #55 da Ferrari vindo logo em seguida. Oscar Piastri salvou a McLaren com o sexto lugar, com Nico Hülkenberg e Yuki Tsunoda fechando a zona de pontuação, pois Hamilton tomou um drive-through no final por excesso de velocidade no pit-lane.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No sábado (4), a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo. 

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a corrida sprint da F1 em Miami:

Após uma classificação sprint em que mais uma vez Verstappen foi o mais rápido mesmo com uma volta ruim, a expectativa era de mais um domínio do neerlandês no circuito montado em torno do Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins. Mas a grande verdade é que seria muito mais um teste do que qualquer coisa para todos assim como na China, por conta da escassez de treinos livres.

A Ferrari, por exemplo, até deixou a classificação sprint satisfeita, porém sabia que só teria uma leitura melhor da resistência dos pneus na pista norte-americana na primeira corrida do final de semana. O desejo, contudo, era de buscar uma boa pontuação, aproveitando a primeira fila conquistada por Leclerc.

A Mercedes, em contrapartida, ainda teria muito trabalho pela frente, mesmo com o grande pacote de atualizações levado para o W15. George Russell e Hamilton eram apenas 11º e 12º no grid, respectivamente, e com nada felizes com o desempenho do carro.

Com um asfalto escaldante, em 45°C, e temperatura ambiente em 28°C, os pilotos optaram pelos compostos médios para as 19 voltas, com exceção de Tsunoda e Logan Sargeant. Quando a largada foi autorizada, Verstappen impediu ataque de Leclerc, enquanto Pérez, em terceiro, errou totalmente o ponto de freada na curva 1 e deixou o caminho livre para Ricciardo assumir a posição.

Só que, logo atrás, Hamilton e Stroll ensanduicharam Alonso, que, espremido, não evitou o toque no companheiro de equipe. E quem levou a pior foi Norris, que buscava abrir espaço após largar apenas em nono e foi jogado para fora da pista.

Safety-car em ação, com Stroll e Norris deixando a disputa. A relargada veio na abertura do quarto giro, com Verstappen puxando a fila e trazendo consigo Leclerc, Ricciardo, Pérez, Sainz, Piastri, Hülkenberg, Magnussen, Hamilton e Tsunoda fechando o top-10. No giro seguinte, o mexicano da Red Bull deixou o australiano da RB para trás, assumindo o terceiro posto.

Na frente, Verstappen já abria mais de 1s para Leclerc, enquanto Ricciardo começava a ver a Ferrari de Sainz crescer em seu retrovisor. Só que ao contrário do que seria esperado, a distância para Pérez ainda era menor que 1s, permitindo ao veterano a possibilidade de se defender do piloto da Ferrari com a asa móvel — e, ao mesmo tempo, estudar um contra-ataque sobre o #11 da Red Bull.

Volta 8, Hamilton partiu para o ataque sobre Magnussen, mas o dinamarquês da Haas resistiu, mantendo-se em oitavo — o último posto da zona de pontos da sprint. Enquanto isso, Pérez enfim conseguia fugir de Ricciardo e deixava o cenário mais favorável para Sainz tentar a ultrapassagem, porém quem chegou no espanhol foi Piastri, agora em boa posição para também entrar na briga pelo quarto lugar.

Volta 12, e mais uma vez Hamilton tentou manobra sobre Magnussen, que buscava todos os caminhos para defender o posto — até mesmo por fora da pista, o que fez a direção de prova aplicar 10s de punição ao piloto da Haas por deixar o traçado e ganhar vantagem. Mais algumas voltas, e de novo Hamilton tentou a ultrapassagem. Magnussen repetiu o movimento de defesa e, de novo, foi punido.

Hamilton chiava pelo rádio pela forma como Kevin se defendia. E numa das tantas vezes em que foi jogado para fora da pista no final do retão, viu Tsunoda mergulhar por dentro para entrar na zona de pontos.

Ainda deu tempo de Lewis recuperar o posto, cruzando a linha de chegada em oitavo, mas o esforço acabou sendo em vão: um drive-through por excesso de velocidade no pit-lane jogou o #44 para 16º, com Yuki sendo promovido à oitava posição.

F1 2024, GP de Miami, Corrida Sprint, Resultado Final:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda19 voltas
2C LECLERCFerrari+ 3.371
3S PÉREZRed Bull Honda+ 5.095
4D RICCIARDORB Honda+ 14.971
5C SAINZFerrari+15.222
6O PIASTRIMcLaren Mercedes+ 15.750
7N HÜLKENBERGHaas Ferrari+ 22.054
8Y TSUNODARB Honda+ 29.816
9P GASLYAlpine+ 31.880
10L SARGEANTWilliams Mercedes+ 34.355
11G ZHOUSauber Ferrari+ 35.078
12G RUSSELLMercedes+ 35.755
13A ALBONWilliams Mercedes+ 36.086
14V BOTTASSauber Ferrari+ 36.892
15E OCONAlpine+ 37.740
16L HAMILTONMercedes+ 49.347+20s
17F ALONSOAston Martin Mercedes+ 59.409
18K MAGNUSSENHaas Ferrari+ 1:06.303+35s
19L STROLLAston Martin MercedesAbandonou
20L NORRISMcLaren MercedesAbandonou

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.