Verstappen critica atual geração de carros da Fórmula 1: “Não são divertidos”

Max Verstappen faturou quatro títulos da F1 na era do "efeito-solo", mas nem por isso admite que sentia prazer em guiar os atuais bólidos

O tetracampeão Max Verstappen está ansioso pelo início da temporada 2025. Mas por um motivo inusitado: será o último ano da atual geração de carros da Fórmula 1 que, na sua visão, não são os seus favoritos.

Foi na era do “efeito-solo” que o neerlandês atingiu o Olimpo da categoria ao vencer seus títulos junto a carros dominantes da Red Bull e, de longe, é o piloto mais bem-sucedido desta geração. Max foi questionado sobre o tema e não titubeou, explicando seus motivos.

“Em termos de sucesso, foi bom para mim, obviamente. Mas em termos de pilotagem, não foi o mais divertido, para ser honesto. Prefiro carros mais antigos. Não é mais tão divertido passar por cima dos meio-fios”, analisou.

Resta saber qual será a avaliação de Verstappen sobre os carros de 2026, quando a F1 passa a adotar um novo regulamento. Para ele, além do desgaste físico que os bólidos atuais impõem, há outros fatores que tiram um pouco do gosto pela pilotagem.

Max Verstappen venceu quatro títulos com atual geração de carros da F1 (Foto: AFP)

“Todas as pistas precisam ser super lisas, o que é uma pena na minha opinião. Não gosto de julgar as coisas apenas pelos resultados, em termos de prazer de guiar. Não me entenda mal, ainda é muito rápido e acho que em 2020, 2021, eles eram um pouco mais ágeis”.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.