Verstappen critica “voos para outro lado do mundo” na reta final da temporada
Max Verstappen, um dos grandes críticos do longo calendário da Fórmula 1, pediu viagens mais curtas nas pernas triplas finais da temporada
Restam apenas seis etapas para o fim da temporada 2024 da Fórmula 1. No entanto, as provas restantes serão divididas em duas pernas triplas, algo que incomoda Max Verstappen por conta das longas viagens que pilotos e equipes vão encarar nesta reta final. Em especial, o grid vai enfrentar uma viagem de Las Vegas para o Catar na sequência derradeira do campeonato, em novembro.
O GP de Las Vegas está marcado para o dia 24 de novembro, enquanto as ações em pista na etapa seguinte, no Catar, começam no dia 29 do mesmo mês, apenas cinco dias depois. Com isso, equipes e pilotos podem encarar viagens de cerca de 24 horas de duração e com pouco tempo para se adaptarem ao fuso horário.
O atual tricampeão, que está na luta pelo tetracampeonato nesta temporada, reclamou das “viagens para o outro lado do mundo” e da diferença entre os fusos de um lugar para o outro.
“Eu sempre disse que temos muitas corridas no calendário. Mas acho que o problema maior é viajar pelos diferentes fusos, entre Las Vegas e Catar. Estamos voando para o outro lado do mundo de novo e acho que podemos fazer um trabalho um pouco melhor nas pernas triplas, que estejam um pouco mais próximas. Para mim, isso faria um pouco mais de sentido, então provavelmente é algo que precisamos analisar”, comentou.
“Se vamos fazer tantas corridas, pelo menos garanta que estejam mais próximas. Mas, é claro, depende da venda de ingressos. No final das contas, tem de chegar a um meio-termo, certo? É um voo longo, de Vegas para o Catar”, continuou.
A primeira perna tripla começa entre os dias 18 e 20 de outubro, com o GP dos Estados Unidos, em Austin, e terá sequência nos dois fins de semana seguinte com corridas no México e no Brasil. Já a reta final contará com provas em Las Vegas, no Catar e em Abu Dhabi para encerrar o ano.
Verstappen reforçou que a sequência final não necessariamente é um problema com viagens mais curtas, como a última entre Catar e Abu Dhabi, e destacou que, pelo cansaço acumulado, o ideal é não ter esses voos muito longos.
“Mas se você está no Catar e voa para Abu Dhabi, isso é bom. Para mim, isso não é um problema. Mas no final da temporada, quando está cansado e é mais fácil ficar doente, voar por um longo período de tempo não ajuda”, concluiu.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
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