Verstappen defende Piastri e diz que McLaren “precisa lidar” com decisão de priorizar Norris
Max Verstappen ainda descartou qualquer surpresa ou sequer preocupação com a decisão da McLaren em priorizar o principal rival na briga pelo título, já que possui "os próprios problemas para resolver" com o carro da Red Bull
Nesta quinta-feira (12), a McLaren bateu o martelo e decidiu que, de agora em diante, Oscar Piastri vai ajudar Lando Norris no duelo contra Max Verstappen pelo título da temporada 2024 da Fórmula 1. O atual líder do Mundial de Pilotos, no entanto, descartou qualquer surpresa com a decisão da rival, mas saiu em defesa do australiano ao dizer que o #81 não pode ser rotulado como segundo piloto.
De fato, considerando que restam oito corridas para o fim do certame, a vantagem do tricampeão em relação ao #4 do time papaia ainda é considerável — 62 pontos separam os dois na tabela. O britânico teve uma grande oportunidade de diminuir essa diferença no GP da Itália, realizado há 15 dias, quando largou da pole-position, mas Piastri não tomou conhecimento do colega de equipe e assumiu a ponta logo nas primeiras curvas, prejudicando Norris, que ainda foi ultrapassado por Charles Leclerc após a manobra na segunda variante. Foi só então que a escuderia comandada por Andrea Stella decidiu tomar um posicionamento quanto ao comportamento dos pilotos na pista.
Presente em Baku para competir no GP do Azerbaijão, 17ª etapa do ano, Verstappen foi questionado sobre a decisão da McLaren e também sobre o que espera para o restante do campeonato. “No fim das contas, não estou surpreso com isso. É claro que eles fazem o que querem e isso não é problema meu”, respondeu ao portal neerlandês RacingNews365.
“Tenho os meus próprios problemas para resolver no momento”, continuou o dono do RB20 #1, antes de chamar atenção para a colocação de Piastri na classificação do Mundial — quarto colocado e 44 pontos atrás de Norris. “Se olharmos da perspectiva do Oscar, ele está mais próximo de Lando do que Lando de mim. Eles têm de lidar com isso”, afirmou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren favorita e Red Bull em apuros: como F1 parte para incógnito GP do Azerbaijão
Verstappen, no entanto, saiu em defesa de Piastri, já que, na opinião do companheiro de Sergio Pérez, o australiano é um competidor com muitas qualidades e, por isso, não deveria ser tratado como segundo piloto dentro do time papaia.
“E também, olhando pelo lado do Oscar, ele chegou com status de primeiro piloto — os dois chegaram, na verdade. De qualquer forma, não acredito que Oscar seja o tipo de piloto que precise ser rotulado como número dois”, finalizou Max.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.